Categorias: Política

Em áudio, Temer faz discurso como se impeachment fosse aprovado

O vice-presidente Michel Temer enviou uma mensagem de voz a parlamentares do PMDB em que fala como se a Câmara já tivesse aprovado a abertura de processo de impechament da presidenta Dilma Rousseff. Ele confirmou a originalidade da gravação e disse, em entrevista, que o áudio foi para um grupo errado. Segundo ele, a gravação expõe teses que ele já defende há muito tempo.

Ouça a gravação na voz do vice presidente Michel Temer

images/stories/audio/2016/audio_michel_temer92866.mp3

Ministro vê patrocínio de golpe

O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, disse que o vice-presidente Michel Temer “patrocina o golpe dissimulado” e que a gravação do áudio divulgada hoje (11) demonstra que ele se esquece do “papel institucuional sem qualquer cerimônia”.

Jaques Wagner comentou a mensagem de voz vazada, segundo Temer por um “equívoco”. No áudio, ele menciona propostas que pretende implantar em um eventual governo do vice como se o impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados. De acordo com Wagner, em declaração divulgada por meio de sua assessoria de imprensa, “nenhum golpe poderá produzir união nacional”.

“Com a gravação revelada hoje, fica claro que, sem qualquer cerimônia, o vice se esquece do seu papel institucional, despreza a liturgia do cargo e patrocina abertamente o golpe dissimulado. Só que nenhum golpe poderá produzir uma união nacional porque afronta a democracia”, disse o ministro.

Gravação – No áudio, classificado por Temer como mensagem de “palavra preliminar à nação brasileira”, o vice-presidente diz que precisa estar preparado para, caso os senadores decidam a favor do impeachment, enfrentar os “graves problemas que afligem” o Brasil, mas lembra que a decisão do Senado deve ser aguardada e respeitada.

No comunicado, ele pede a pacificação do país, diz que é preciso um governo de “salvação nacional”, com colaboração de todos os partidos para sair da crise e defende apoio à iniciativa privada como forma de gerar investimentos e confiança no Brasil.

Despreparo e ansiedade – A avaliação interna do Palácio do Planalto é de que o vice-presidente demonstrou “despreparo” e “ansiedade” com o vazamento do áudio e trouxe um impacto negativo ao impeachment e à sua imagem porque mostra que ele “está conspirando”.

Mais cedo, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, havia dito que o vazamento demonstra características “golpistas” de Temer.

Resposta de Temer – Ao conversar com jornalistas para explicar o vazamento do áudio, o vice-presidente disse que enviou a mensagem equivocadamente a um grupo, quando queria mandar apenas para um amigo. Segundo Temer, porém, não há novidade nas teses defendidas por ele, como prestígio aos setores produtivos, manutenção de programas sociais e chamamento dos partidos para uma “salvação nacional”.

 

 

 

Marcley Matos

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024