São Paulo – Caso não ocorra nenhuma mudança de rumo surpreendente, o Palmeiras anuncia nesta terça-feira a contratação de Oswaldo de Oliveira como novo comandante da equipe. O ex-técnico do Santos deve, inclusive, já ser apresentado e dará a primeira entrevista coletiva como novo treinador palmeirense. Oswaldo chega pela manhã em São Paulo, se reúne com a diretoria do Palmeiras para fazer os últimos ajustes e assina o contrato, válido por um ano. O treinador chega para o lugar de Dorival Júnior, que embora tenha salvado o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, não conseguiu fazer um trabalho que agradasse a diretoria.
O acerto com o Palmeiras faz com que o treinador consiga um feito inédito na história. Ele é o primeiro a dirigir os quatro principais clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ele iniciou a carreira no Corinthians em 1999 e no ano seguinte foi campeão mundial de clubes. Ainda em 2000 foi para o Vasco onde comandou o time campeão brasileiro e da Copa Mercosul durante a maior parte da competição, até ser demitido por desentendimento com o presidente Eurico Miranda.
Em 2001 foi para o Fluminense e no ano seguinte dirigiu o São Paulo. Em 2003 foi para o Flamengo e em 2004 voltou para o Corinthians, onde não conseguiu ter o mesmo brilho de outrora.
Já em 2005 chegou ao Santos e em 2006 foi para o Fluminense. Após idas e vindas, foi trabalhar no Japão onde voltou apenas em 2012 para continuar sua peregrinação entre o eixo Rio-SP. Em 2012 e 2013, trabalhou no Botafogo, onde conquistou o Campeonato Carioca e levou a equipe para a Libertadores. No ano passado, retornou ao Santos.
No Palmeiras, Oswaldo terá a missão de reconstruir a equipe, que escapou na última rodada da terceira queda para a Série B. Embora deva ser apresentado nesta terça-feira, o trabalho começa, de fato, só no dia 6 de janeiro, quando o elenco se reapresenta visando a pré-temporada.