O anúncio de “La La Land” como vencedor da estatueta de melhor filme não foi o único erro da noite na entrega do Oscar, neste domingo (26). Outro problema ocorreu no tradicional vídeo “In Memoriam”, que homenageia membros da comunidade cinematográfica mortos no último ano.
O equívoco aconteceu no momento da menção à figurinista Janet Patterson. No lugar dela, apareceu uma foto de Jan Chapman, amiga da figurinista e que está viva.
“Eu fiquei devastada ao ver a minha foto no lugar da imagem da minha amiga e colaboradora Janet Patterson”, disse a produtora ao site da revista “Variety”.
“Pedi que a agência dela encontrasse alguma foto dela que pudesse ser usada no vídeo, e nos disseram que pela Academia estava tudo certo. Janet era muito bonita e foi indicada ao Oscar quatro vezes, então é muito frustrante que o erro não foi reconhecido. Eu estou viva e continuo como produtora”, completou Chapman. A organização do Oscar não comentou o erro.
Patterson havia concorrido por “O Piano”, “Retratos de uma Mulher”, “Oscar e Lucinda” e “O Brilho de uma Paixão”, mas não venceu nenhum deles. Ela morreu em outubro de 2016. Ela e Chapman haviam trabalhado juntas em “O Piano”.
Ainda no vídeo de homenagens, o ator Bill Paxton, que morreu no sábado (25), não foi incluído, mas teve seu nome lembrado pela atriz Jennifer Aniston. (Folhapress)