A Orquestra Sinfônica Feminina apresenta neste domingo (8), às 11h, o concerto “Mulheres Compositoras e Intérpretes”. O evento ocorre no Teatro Goiânia, em comemoração ao Dia das Mulheres e tem a presença das solistas Sarah Orioli, Sabah Morais e Maria Eugênia, sob a regência da maestrina Katarine Araújo. A entrada é gratuita.
A Orquestra Sinfônica Feminina de Goiânia é composta por cerca de 60 mulheres musicistas das principais orquestras da cidade: Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Sinfônica Jovem de Goiás.
A apresentação se divide em duas partes distintas. Na primeira parte, obras escritas por célebres compositoras da Europa: Fanny Mendelssohn (Alemanha), Ethel Smyth (Inglaterra) e Cecile Chaminade (França). Na segunda parte, música popular brasileira escrita por mulheres, com destaque para as composições de Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Ivone Lara.
De acordo com Eliseu Ferreira, maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, a proposta é mostrar a crescente força das mulheres na música de concerto, em especial nas orquestras. “Em um universo historicamente quase que exclusivamente masculino, em anos recentes, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços na música de concerto em instituições ao redor do mundo, inclusive em postos de liderança como maestrinas”, disse.
O maestro ainda destacou que a capital está na vanguarda. “Goiânia foi pioneira ao formar a primeira Orquestra Sinfônica Feminina, que funcionou entre 1959 e 1961, numa iniciativa da pianista Belkiss Spenciéri. O êxito dessa orquestra foi enorme, com várias apresentações”, ressalta.
O mesmo concerto será repetido no dia 10 de março, terça-feira, às 20h, no Teatro Sesi. A entrada será mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis ou um livro literário.