A Campus Party Goiás tem sido um sucesso de público. Quando o evento foi anunciado, a expectativa da organização é que 40 mil pessoas passassem pelo espaço, no Shopping Passeio das Águas, durante os cinco dias de atrações. No entanto, segundo o secretario de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, Adriano Rocha Lima, este número deve passar de 80 mil até o fim deste domingo (8).
“Tivemos um depoimento do embaixador principal da Campus Party no Brasil afirmando que esse foi o melhor evento que ele já teve. Não só pelo público, que é muito maior que a expectativa do evento, mas porque é um público interessado em conteúdo. O percentual de pessoas interessadas em aprender, em desenvolver algo, é muito grande”, destaca Lima.
Na área paga do evento, até sexta-feira (6), cerca de 7 mil pessoas já haviam comparecido. A estimativa original era que, durante toda a Campus Party, 2.500 pessoas visitassem o espaço.
Integração valoriza economia
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a Campus Party tem sido muito importante para despertar uma “demanda reprimida” por empreendendorismo e inovação do público goianao. De acordo com ele, o evento promove a integração do conhecimento com o setor produtivo.
“Quando você tem o conhecimento a serviço do setor produtivo, se tem um estado mais inovador, que vai modernizar e diversificar a matriz econômica, formando uma matriz de maior valor agregado, trazendo aumento de arrecadação e mais empregos”, avalia.
Para estimular a aplicação do conhecimento em solução de demandas, a Campus Party promove duas competições: na Agrotech e na transparência do setor público. Foram apresentados problemas reais, e os campuseiros puderam propor soluções para eles. Ao final do evento, uma banca especializada analisará os projetos e premiará os três primeiros.
Investimento e novos eventos
Adriano Rocha Lima confirmou o investimento de R$ 1 milhão do governo do estado na Campus Party. Além disso, Sebrae, Senar e Caixa Econômica Federal aportaram recursos no evento. O Passeio das Águas Shopping cedeu gratuitamente o espaço para a realização da feira tecnológica.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico prevê para os próximos meses outros eventos na área de tecnologia e inovcação. Entre eles está um fórum econômico mundial, que avaliará o cenário da economia internacional hoje e para os próximos 30 anos, que deve ocorrer no fim de outubro. Seguindo o cronograma da pasta, novos parques tecnológicos devem ser lançados no estado, além da realização de outros eventos de menor porte. “Não têm o porte da Campus Party, mas derivam dela e geram engajamento no ecossistema da inovação”, explica o secretário.