A base área de La Carlota na capital venezuelana em Caracas, amanheceu sob cerco nesta terça-feira (30/01) por conta de grupos da oposição da Venezuela que tentam se aproximar da área. As informações são da Telesur, emissora estatal venezuelana.
Apesar da tentativa de um golpe de estado, a base aérea não foi tomada apesar dos ataques gerados por setores da oposição venezuelana, que buscam consumar a deposição de Nicolás Maduro. Apesar das subsequentes tentativas, o governo nacional pediu para que os venezuelanos rejeitem a tentativa de quaisquer tipos de tomada de poder pela oposição.
O presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Diosdaldo Cabello também reforçou que a Base Aérea em Carlota não foi violada por opositores. “Nenhuma instalação militar foi violada no país. Eles estão nas ruas e estamos direcionando nossas operações para Base Área de La Carlota”, disse em entrevista a Telesur.
O governo venezuelano alega sofrer ao longo dos últimos meses um cerco internacional que incluiu o apoio dos EUA à auto-proclamação como presidente interino por parte de Juan Guaidó, que foi denunciado como um golpe continuou pelo governo nacional.
Apesar das negativas que o governo dá ao golpe, Guaidó vem ressaltando que tem poder militar na Venezuela para reivindicar uma tomada de poder.