Desde a última sexta-feira (01/03), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), vem realizando a operação taba-buracos em diversos bairros de Goiânia. Até o momento, o órgão empregou 600 toneladas de concreto asfáltico nas ruas da capital. Cerca de 120 servidores da pasta atuam nos serviços de manutenção e conservação da malha viária na cidade.
Ao todo, 15 equipes distribuídas em 15 caminhões com 10 toneladas de massa asfáltica, cada, atendem, em média, 20 bairros diariamente. Durante esses dias, a operação tapa-buracos atendeu cerca de 60 bairros, atingindo todas as regiões da grande Goiânia. Entre os setores atendidos estão Residencial São Leopoldo, Residencial Pilar dos Sonhos, Morada do Sol, Setor Cidade Jardim, Setor Jaó, Jardim Novo Mundo, Jardim Goiás, Setor Pedro Ludovico entre outros. Além disso, outras equipes atendem as chamadas emergenciais.
De acordo com o diretor de operações da Seinfra, o engenheiro Márcio Corrêa, o processo do serviço de tapa-buracos, bem como da restauração de uma via, consiste na varredura da pista, depois na colocação de um material ligante e aderente, conhecido como Betume. Posteriormente coloca-se o CBUQ e por último é feita a compactação. “Nossos serviços garantem a qualidade e a durabilidade do asfalto”, afirmou.
Segundo o titular da Seinfra, Dolzonan da Cunha Mattos, Goiânia possui um dos maiores perímetros urbanos do país. Estima-se que Goiânia tem 6 mil km de malha viária, sendo que a maior parte das vias estão com a pavimentação antiga, entre 30 e 50 anos de uso, o que resulta no surgimento de muitos buracos. A vida útil do asfalto de uma via urbana deve ser de no máximo 15 anos de uso. “Estamos trabalhando arduamente no combate aos buracos nas vias da Cidade. De segunda a segunda nossos operários atuam”, declarou.
Ainda segundo Dolzonan, a prefeitura inicia neste ano o projeto que viabilizará a troca de 630 Km de pavimentação asfáltica, beneficiando mais de 100 bairros em toda cidade. “Além desse projeto, vamos concluir até o fim desta gestão a pavimentação de mais de 30 bairros que ainda não contam com o beneficio”, afirma.