Começa nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 11 de abril, a Operação Hermes, que tem por objetivo fiscalizar irregularidades na entrada e saída de animais vivos, produtos e subprodutos nas estradas estaduais e federais que cortam o Estado.
A fiscalização integrada de trânsito envolve a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).
As equipes serão distribuídas em seis roteiros que englobam 15 municípios, com apoio estratégico das Polícias Civil e Militar em Luziânia, Monitividiu, Alvorada do Norte, Lagoa Santa, São Domingos e Mozarlândia. Os fiscais também terão o apoio do Comando de Operações de Divisas (COD), que poderá atuar como fiscal do Meio Ambiente em casos específicos.
Segundo a SED, durante as abordagens, o condutor deverá apresentar a documentação necessária para o transporte e, em seguida, será feita a verificação da carga do veículo. Caso sejam encontrados documentos irregulares ou falta de documentação, o condutor será autuado e o agete tomará as medidas cabíveis, dependendo do material recolhido.