Categorias: Cidades

Operação Grãos II combate evasão fiscal de parte da safra goiana

Deflagrada nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), a Operação Grãos II apreendeu, em flagrante, uma carreta bitrem carregada de cigarros contrabandeados, que dissimulava o transporte da mercadoria proibida com nota fiscal inidônea, descrevendo falsamente como mercadoria transportada 38,6 toneladas de arroz em casca. Outra situação irregular flagrada envolveu 9 carretas carregadas de soja, sem documentação fiscal, que estavam em uma fazenda aguardando o fim da fiscalização para seguir viagem. A ação contabiliza 50 autos lavrados e uma base de cálculo para o ICMS de quase R$ 1, 3 milhão. Os proprietários terão que pagar cerca de R$ 350 mil de ICMS e multa.

As regiões alvo foram as fronteiras Sul, Sudeste e Norte de Goiás, com bases de fiscalização nos municípios de Catalão, Goiás, Goianésia, Iporá, Rio Verde, Jataí e Itumbiara. No total foram 1.010 veículos abordados e apreensão de 60 mil quilos de carne; 52 cabeças de gado; 450 quilos de soja; 900 caixas de cerveja; e 66,9 mil quilos de milhos, todas mercadorias irregulares. O caso do cigarro contrabandeado foi encaminhado à Polícia Federal.

A operação teve como principal objetivo identificar os responsáveis pela evasão fiscal de parte da safra goiana, com especial atenção nas commodities do milho e da soja. Toda a ação foi coordenada pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização (GEAF), da Secretaria de Estado da Economia, com o apoio do Batalhão Fazendário (BPMFaz/CPR) e do Comando de Operações de Divisas (COD/CPR). Abordagens também foram realizadas por policiais militares visando flagrar infrações de cunho penal.

Segundo o gerente da GEAF, Luciano Pessoa, com a identificação da real origem e destino dos grãos e também dos intermediários que promovem a comercialização irregular dessas mercadorias, será possível desdobrar e planejar uma operação fiscal ainda maior. “Teremos mandados judiciais de busca, com apreensão e prisão dos operadores da fraude fiscal, sequestrando-lhes os bens e valores adquiridos com o delito de sonegação fiscal, além da responsabilização criminal por falsidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa”, explica.

Na barreira de Chapadão do Céu, na rodovia GO-050, equipes interceptaram a carreta bitrem com cigarros contrabandeados. A mercadoria proibida estava disfarçada com nota fiscal inidônea, que descrevia como 38,6 toneladas de arroz em casca. A carga teria origem no Rio Grande do Sul e tinha como destino uma cerealista localizada em Aparecida de Goiânia. O motorista da carreta foi preso em flagrante e colocado à disposição da Justiça.

Em relação às nove carretas carregadas de soja que estavam em uma fazenda, o delegado Regional de Fiscalização de Jataí, auditor fiscal Gerson Segundo, diz que os veículos aguardavam o fim da operação fiscal para continuarem a viagem. A carga, que não possuía documentação fiscal, foi apreendida até a identificação do seu real proprietário.

Nova ação

Supervisor da Gerência de Arrecadação e Fiscalização, auditor fiscal Bernardo Póvo, explica que os dados e informações colhidos nestes dois dias serão analisados e, a partir daí, será avaliada a conveniência do seu desdobramento em relação aos destinatários e remetentes das mercadorias irregulares flagradas na ação. “Em todo caso, uma terceira etapa da Operação Grãos já tem data certa para ser deflagrada”, afirma.

Isabel Cristina

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024