Uma operação policial realizada nesta quinta-feira (10), em diversas regiões do Estado, desarticulou uma quadrilha que promovia de dentro dos presídios diversos crimes como: tráfico de drogas, homicídios, roubos a bancos, explosões de caixas eletrônicos e roubo a veículos.
Presos de cadeias de 12 cidades, principalmente as situadas no sul do estado, comunicavam entre si, organizavam crimes e ficavam com o lucro das ações. Juntos formavam uma grande organização criminosa, que possuía vários braços, espalhados por Goiás e outros estados.
Eles estavam sendo investigados há um ano pela Polícia Civil. Nesta primeira etapa da Operação Esfacela, foram cumpridos 45 mandados de prisão e 45 mandados de busca e apreensão.
“A investigação teve como objetivo ainda impedir que outros crimes fossem praticados”, explicou o adjunto da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Cleybio Januário Ferreira.
A iniciativa visou prender envolvidos com tráfico de drogas e roubos de bancos, veículos, entre outros crimes. Mandados foram cumpridos em: Goiânia, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Quirinópolis, Rio Verde e São Simão e outras duas cidades.
“De acordo com o delegado, os criminosos não objetivavam um tipo específico de crime. Eles almejavam somente o lucro. Não havia foco, eles queriam lucro, seja por tráfico de drogas, roubo de carros, assaltos a estabelecimentos”, afirmou.
As investigações ainda continuam. A polícia pretende ainda efetuar a prisão de pelo menos oito pessoas.