Policiais civis cumprem na manhã desta quarta-feira (14) 11 mandados de prisão em Goiânia e outros cinco de busca e apreensão em Itatiba-SP. A ação faz parte da Operação Peregrino, que investiga crimes aplicados por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
De acordo com a Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), em julho, foram localizados 793 chips de diversas operadoras. A investigação da Polícia Civil levou a uma organização criminosa. A maioria dos membros da organização são de Goiânia e as contas bancárias utilizadas também são de agências localizadas em Goiás. Há ainda outros integrantes no município de Itatiba, além da capital paulista.
A Polícia Civil de São Paulo solicitou apoio para à Policia Civil de Goiás, que disponibilizou o efetivo de 120 policiais civis e 45 viaturas para acompanhar as equipes da Polícia Civil paulista no cumprimento dos mandados.
No município de Itatiba (SP), policiais civis da Divisão de Capturas da PCSP também deram cumprimento aos mandados judiciais com apoio da delegacia do município. Foram apreendidos eletrônicos e celulares e, no caso de prisões, todos os alvos serão imediatamente interrogados e solicitada a conversão da prisão temporária em preventiva. Para esta operação foram utilizados 136 policiais civis (sendo 16 da Divisão de Capturas da PCSP) e 47 viaturas.