Se por um lado, as mudanças ao longo da Avenida 85 ainda trazem dor de cabeça para o motorista, por conta de congestionamentos em vários momentos do dia, por outro, o transporte coletivo, segundo o secretário municipal de trânsito, José Geraldo Freire. De acordo com o secretário, os ônibus que passam pela 85 podem ter o tempo de viagem reduzido em 20 minutos.

Publicidade

De acordo com o secretário, boa parte da redução se deve ao trânsito mais adequado para o transporte coletivo na Avenida 85. Cerca de 175 mil diariamente usam os ônibus que passam pela via.

Publicidade

Para tentar assegurar a prioridade para o transporte de massa, a partir desta segunda-feira (6), equipamentos eletrônicos instalados pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) já estão multando quem comete irregularidades ao longo da via, após 17 dias de período educativo.

Publicidade

Foram instalados oito novos conjuntos de equipamentos de foto sensores, além dos quatro que já existiam e que foram readequados.  Quatro tipos de infração são registradas: avanço de semáforo, parada sobre faixa de pedestre, trafegar acima de 60 km/h, que é a velocidade permitida na via e transitar no corredor preferencial dos ônibus.

“A gente percebeu que vários condutores não estavam respeitando a faixa exclusiva dos ônibus, o que faz a necessidade da fiscalização eletrônica. Se não houver, o motorista não respeita o corredor do ônibus que é o principal foco, privilegiar mais de 170 mil usuários do transporte coletivo. A gente entende que o equipamento está lá para coibir e para lembrar as pessoas que não devem cometer infração. Temos percebido que apesar da fiscalização, o volume de infração, dia após dia aumenta”, explica José Geraldo Freire.

Publicidade

De acordo com o secretário, após um período de 60 ou 90 dias de instalação dos equipamentos será feita uma avaliação. A proposta é  identificar se há ou não a necessidade de se instalar mais instrumentos eletrônicos.

Em relação ao valor das multas aplicadas, os condutores que não respeitarem as alterações, insistindo em trafegar pela faixa preferencial poderão ser autuados por infração leve, com três pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e deverão pagar multa no valor de R$ 53,20.

Há também infrações consideradas graves ou gravíssimas de 4 a 7 pontos, por exemplo, em casos em  que o condutor trafegar 50% acima da velocidade da via é gravíssima e multa acima de R$ 500 reais.

 

 

Publicidade