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Goiânia
| Em 7 meses atrás

Ônibus elétrico começa a funcionar de forma experimental no Eixo Anhanguera

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Cidadãos de Goiânia e região metropolitana já podem avistar o primeiro ônibus elétrico adquirido pelo Governo de Goiás em operação no Eixo Anhanguera, na capital. O veículo está atualmente passando por uma fase de avaliação de desempenho, durante a qual circula sem passageiros para análise de sua performance em diferentes condições, como subidas, descidas e passagens por plataformas e terminais.

Essa etapa faz parte do processo de testes previsto no planejamento de renovação da frota da capital. Conforme a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), cada um dos outros cinco ônibus que serão introduzidos na cidade até julho deste ano passará pelo mesmo procedimento antes de iniciar suas operações no Eixo.

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Após 15 dias de operação vazia e com resultados satisfatórios, os veículos estarão prontos para receber passageiros, com capacidade para até 181 pessoas cada. Paralelamente, estão sendo realizadas adaptações na estrutura do corredor ao longo do itinerário.

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O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Angelo Pricinote, destaca que essa fase é fundamental para avaliar como os ônibus articulados respondem em diferentes terrenos e condições. Além disso, será observada a adaptação das portas e plataformas das estações e terminais do Eixo para garantir padrões de acessibilidade e segurança aos passageiros.

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Os ônibus elétricos do Eixo Anhanguera, que representam um investimento de R$ 4,3 milhões, são do modelo Super Padron, com 23 metros de comprimento, sendo os maiores do mundo em sua categoria, e possuem autonomia de 200 quilômetros. Equipados com ar-condicionado e rede wi-fi, esses veículos fazem parte do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que inclui revitalização de terminais e estações, construção e reforma de pontos de parada e instalação de câmeras.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressalta que os investimentos de R$1,6 bilhão são viabilizados pelo modelo de gestão do transporte coletivo, que conta com subsídios do Governo de Goiás em parceria com as prefeituras.

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Adriano disse que até 2026, os usuários do transporte terão acesso a melhorias significativas, incluindo infraestrutura renovada e frota modernizada, proporcionando um serviço mais digno, seguro e de qualidade. Além do Eixo Anhanguera, o BRT Norte-Sul e linhas alimentadoras também serão atendidos com veículos elétricos, totalizando 200 ônibus e renovando completamente a frota na grande Goiânia.

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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.