Para os goianos que já se cansaram do frio, a notícia não é das melhores. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo só começa a esquentar no fim de semana. Uma massa de ar polar atingiu diversos países da América do Sul, provocando recordes de temperaturas negativas na Argentina e no Chile, por exemplo, e teve grande efeito no Brasil.
De acordo com o site do Inmet, o fenômeno deve causa impacto nos termômetros pelo menos nos próximos três dias.
Em entrevista ao jornal O Popular, a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, afirmou que essa é provavelmente a massa polar mais forte do ano. “A partir de quinta, começa a ter sol e elevação da temperatura, mas não confunda sol com calor. Vai ficar menor frio, o que não significa uma festa de calor”, disse ela.
Em algumas regiões do Estado, como Jataí e Rio Verde, a temperatura caiu bruscamente, com os termômetros marcando menos de 10°C, a mínima esperada é de 7°C e a máxima de 28°C e 23°C, respectivamente.
Em Goiânia, a mínima foi registrada na madrugada de terça-feira (18), às 4h, os termômetros marcaram 10,5°C. Até então, o recorde havia sido registrado em 2 de maio deste ano, 11,4°C. A sensação de frio é aumentada com o vento no decorrer do dia com a umidade baixa.
Entre as recomendações para enfrentar o período de frio estão o uso de hidratante para a pele; não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, para não desidratar a mesma; ingerir líquidos; realizar atividades físicas agasalhado (a) e nos horários recomendados (até às 10h e a partir das 16h); e manter a ventilação em ambientes com aglomeração de pessoas para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano.