Força tarefa do governo estadual começa na próxima semana a visitar todos os casas de Goiás para combater a dengue. Essa ofensiva foi determinada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e acertada com 75 prefeitos em reunião com o secretário de saúde do estado Leonardo Vilela.
Setenta e cinco municípios goianos realizarão mutirões simultâneos, com ações padronizadas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e, desta forma, prevenir os casos de dengue, chicungunha e zika.
Esta operação sincronizada, inédita em Goiás, será desenvolvida nos dias 6 e 8 de janeiro, pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes. Na ocasião, todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos 75 municípios serão vistoriados pelas equipes. Essa estratégia integra o movimento Goiás contra o Aedes, lançado pelo governador Marconi Perillo em 15 de dezembro.
O movimento tem a meta de visitar 3 milhões 120 mil domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, abril e junho.
Em 2015
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) notificou 187.448 casos de dengue até o dia 26 de dezembro deste ano, quantitativo que representa um avanço de 53,37% em relação ao mesmo período de 2014. De acordo com o Boletim Semanal da Dengue, referente à Semana Epidemiológica 51, até agora foram confirmadas 81 mortes relacionadas à doença. Outras 45 mortes estão sendo investigadas.