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Obras do BRT Norte Sul podem começar em outubro

A expectativa da Prefeitura de Goiânia é que as obras do BRT Norte Sul sejam iniciadas ainda neste ano. De acordo com o coordenador do Grupo Executivo do BRT, Ubirajara Abud, a previsão é para o mês de outubro.

Nesta sexta-feira (22), governo federal repassou recursos na ordem 70 milhões de reais para a viabilização do BRT Norte- Sul. O dinheiro é para ser aplicado no trecho entre os terminais Izidória e Cruzeiro.

No dia 14 de maio a Prefeitura de Goiânia já havia recebido 140 milhões de reais, dinheiro correspondente a primeira parcela do financiamento de 320 milhões de reais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para executar as obras do BRT.

O restante será bancado pela própria prefeitura, além de pelo menos R$ 30 milhões em indenizações referentes às desapropriações que serão necessárias para a construção.

O processo licitatório do BRT está parado. O modelo utilizado foi de pré-qualificação. Os participantes passaram por uma fase de pré-qualificação.

Três grandes consórcios foram selecionados para a abertura de propostas. Um dos eliminados na fase de pré-qualificação entrou com questionamentos no Tribunal de Contas da União alegando que foi prejudicado.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, informou que há cerca de 15 dias esteve no Tribunal de Contas da União e conversou com o relator do processo.

A tendência é que o relatório seja apresentado na próxima sexta-feira (29).

“Apresentado o relatório, estaremos aptos a retomar o processo licitatório que está suspenso, abrir as propostas dos três pré-qualificados ou se o ministro entender que houve cerceamento do consórcio que foi eliminado, incluí-lo no processo, e aí teremos o vitorioso e a ordem de execução da obra será muito rápida”, ressalta o prefeito Paulo Garcia.

Quanto ao projeto executivo, de acordo com o coordenador do Grupo Executivo do BRT, Ubirajara Abud, cerca de 75 % do projeto executivo já está concluído. Ainda restam 25%.

“ É claro que na medida que você desenvolve o projeto executivo, pode acontecer alterações até durante a execução da obra, a gente pode trazer soluções para melhorar e até para baratear a obra, pondera o coordenador do BRT”.

Segundo Abu, a parte que ainda falta detalhar é referente as obras civis dos terminais e estações, questões de acabamento, por exemplo, tipo de interruptor, de luminária a ser utilizada.

Samuel Straiotto

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