Foi concluída no fim da tarde desta quinta-feira (19) a segunda etapa da rede de drenagem da Avenida Goiás. O trânsito na via, entre a Rua 5 e a Avenida Anhanguera, foi liberado nesta sexta-feira (20). Ônibus e veículos pesados ainda não podem trafegar no local.
Iniciado no dia 9 de julho, o projeto já está 95% concluído, entre as Avenidas Independência e Anhanguera, no sentido Norte-Sul, segundo a Prefeitura de Goiânia. A pedido dos lojistas que atuam na via e nas imediações, as obras serão paralisadas neste final de ano e retomadas no início de janeiro, com a execução da terceira etapa, entre a Avenida Anhanguera e a Praça Cívica.
Nesta sexta também serão concluídos os serviços de complementação da rede na Avenida Oeste, que atravessa a Rua 74 e encontra com a rede da Avenida Goiás.
“Atendendo ao pedido dos lojistas, decidimos adiar o início da terceira etapa das obras na Goiás para o começo do próximo ano”, informa o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, que também justifica o adiamento à intensificação das chuvas, que compromete o trabalho.
A Prefeitura mantem o compromisso, entretanto, de concluir toda a rede nos dois lados da Avenida, em agosto de 2020. “Como é trabalho que envolve movimento de terra, a chuva atrapalha muito, mas mantemos o compromisso e o cronograma de entregar a obra pronta, nos dois sentidos da Avenida Goiás, em agosto de 2020”, garante .
Rede de drenagem e BRT
A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. É parte integrante do complexo do BRT e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. A construção teve início em maio e, por ser o trecho mais complexo, começou pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário. De lá, seguiu pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás, onde cruza a Avenida Independência, para chegar até a Praça Cívica. O prazo para conclusão total da obra é agosto de 2020.
Durante as obras da rede de águas pluviais, a Avenida Goiás vem sendo requalificada e preparada para a operação do BRT, com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.
As calçadas estão sendo readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas. A iluminação em conjunto LED será adotada em toda a via.
O orçamento para a execução das obras nesse trecho da Goiás até a Praça Cívica é de R$ 40,575 milhões, sendo: Drenagem: R$ 7,775 milhões; Pavimento Rígido: R$ 17,194 milhões; Pavimento Flexível: R$ 3,468 milhões; Obras complementares: R$ 10,178 milhões; e Estações: R$ 1,960 milhões.