Moradores do Nordeste registraram um brilho surpreendente no céu de várias cidades na madrugada deste sábado (23). Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe registraram o brilho surpreendente no céu de várias cidades na madrugada deste sábado (23). Ainda não se sabe se foi uma chuva de meteoros que estava prevista especialmente para o Piauí, ou se, coincidentemente, o céu ficou iluminado por lixo espacial.

Houve quem brincou pelas redes sociais dizendo que era o jatinho da cantora Beyoncé, que desembarcou de surpresa na Bahia na sexta-feira (22), e talvez estivesse voltando com o brilho que costuma ter.

Publicidade

Chuva de meteoros ou lixo espacial

Diante da previsão de uma “chuva de meteoros” para a região nordeste, muitas pessoas relacionaram a visão surpreendente com o fenômeno. O Royal Museums Greenwich previu a chuva de meteoros para acontecer entre 17 e 26 de dezembro, com maior incidência justamente no sábado. Dessa forma, as bolas de fogo avistadas poderiam ser fragmentos do meteoro Úrsidas.

Publicidade

Pelas redes sociais os registros e brincadeiras continuaram por parte dos moradores das várias cidades do Nordeste que registraram um brilho surpreendente no céu nesta madrugada. “Chuva de meteoros aqui em Pernambuco também! Registramos na estrada, passando por Arcoverde”, escreveu um usuário do X, antigo Twitter, publicou o portal Uol.

Publicidade

Mas a forma linear e a duração da passagem fizeram especialistas acreditarem que o espetáculo não passou de lixo espacial entrando na órbita da Terra.

A página do telescópio espacial James Webb no Brasil disse que “trata-se da reentrada de detritos espaciais, provavelmente provenientes de um estágio de foguete chinês lançado em janeiro de 2018”, salientou o portal.

Publicidade

O mestre em astronomia Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho (USP) concorda. “Não são meteoros. Aquilo é a reentrada de algum pedaço de foguete ou satélite. O espetáculo foi mesmo lindo. Devem ter caído no Atlântico”, comentou ele no X.

O arquiteto Kleiton Castro, 32, também registrou o fenômeno. Ele conta que estava na porta de casa no bairro Graciliano Ramos, em Maceió, quando um amigo chamou a atenção e disse: “olha, dois aviões.”

“Como eu entendo de aviação, sabia que não era nem rota de voo, nem lugar de passar avião. Falei: é um meteoro”, comentou. Neste momento, o arquiteto imaginou que a passagem acabaria logo, “mas demorou uns 50 segundos. Eram três coisas luminosas vindo bem rápido. Eles foram ficando mais fracos de intensidade, e ficaram só duas”, disse.

Independente da explicação, quem avistou o fenômeno se divertiu com o inusitado da situação. Sendo véspera de Natal, outro internauta arriscou: “Finalmente Papai Noel e suas renas!”

Publicidade