O candidato a prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) não tem participado de debates no decorrer da atual campanha eleitoral. Em entrevista a Vinha FM e ao Diário de Goiás, ele argumentou que o goianiense já o conhece, diferente dos outros prefeitáveis. Iris destacou que se ficar apenas debatendo, não terá tempo para fazer as outras ações de campanha.
Iris Rezende ressaltou que o tempo da atual campanha é muito curto. Para ele, há a necessidade de estar junto das pessoas, sentindo o calor das ruas, ouvindo a população do que apenas ficar debatendo propostas com os demais candidatos. Iris ainda reclamou que veículos de comunicação tem feito convites para participar de debates em cima da hora, prejudicando outros compromissos que antes já estavam firmados.
“Nunca houve uma campanha tão rápida. Nós temos que controlar o tempo. Se eu ficar fazendo debate, não faço, caminhada, não vou para ruas sentir o povo, não vou a comício. Se eu for comunicado com antecipação, eu recebo o convite e não ponho outra coisa. Mas receber o convite para um debate. Por outro lado entendo que Goiânia me conhece da cabeça aos pés, Goiânia sabe como me comporto na administração. Significa que os demais candidatos não são conhecidos administrativamente, então eles precisam de participar dos debates. O povo já me conhece demais”, afirmou.
Mandato
Iris foi questionado se caso eleito vai cumprir os quatro anos de mandato, ou pretende se desligar da administração como foi no terceiro mandato dele como prefeito, em que 2010 deixou a gestão municipal para ser candidato ao governo de Goiás. Iris reafirmou foi um erro ter saído da Prefeitura de Goiânia. Ele argumentou que a garantia dada foi a palavra dele.
“É a minha palavra. Já dei a minha palavra. Cometi um erro. Estava na prefeitura no 2º mandato. Recebi prefeitos e deputados, fizeram um apelo e eu não titubeei. A minha garantia é palavra. Eu prometi, assumi um compromisso e cumpri”, destacou.
Quanto a carreira política ele afirmou: Só vou encerrar a carreira quando Deus me chamar.
Educação
Sobre a área de Educação, Iris Rezende destacou que pretende continuar com construções de Escolas em Tempo Integral para alunos do Ensino Fundamental. O candidato ainda prometeu continuar reduzindo o déficit de vagas na Educação Infantil. Ele afirmou que quando assumiu a Prefeitura de Goiânia eram oferecidas 4 mil vagas e quando deixou a gestão o número passou para 12 mil.
“Eram 4 mil e deixei 12 mil crianças na escola. Hoje há uma falta de 6 mil vagas, segundo os levantamentos. Vamos zerar o déficit. O Ensino Fundamental eram de responsabilidade da prefeitura, nós começamos a construir as escolas fundamentais em tempo integral, este projeto paralisou. Vamos fazer que todas as escolas sejam de tempo integral”, destacou.
Limpeza Urbana
Iris disse que se eleito pelo goianiense pretende tomar providências em relação a limpeza urbana. Ele argumentou que há reclamações de moradores de diferentes pontos da cidade.
“Tenho ouvido muita queixa, cidade suja, esburacada, uma série de questões para que Goiânia se torne a cidade limpa, situação que experimentou quando administramos a cidade no passado. As praças secaram todas. Os bosques se transformaram em depósitos de lixo. A prefeitura existe para tomar a solução dos problemas”, relatou.
Transporte Coletivo
Quanto ao transporte coletivo, Iris voltou a destacar que resolveu o problema do transporte, fazendo uma nova licitação e trazendo ônibus novos para Goiânia. O candidato não explicou como, mas disse que resolverá a carência do transporte. Para ele, entre os problemas do sistema está a concessão de gratuidades que afetou a saúde financeira das empresas de ônibus.
Iris atribuiu falhas aos governantes atuais. “É falta de competência dos governantes para resolver a questão. Eu faço aquilo que o poder tem condições de cumprir”, afirmou o prefeitável.
Agenda
Os candidatos Francisco Júnior (PSD) e Adriana Accorsi (PT), assim como Iris Rezende (PMDB) já foram ouvidos pelo Diário de Goiás e Vinha FM. Nesta sexta-feira (16) está programada entrevista com o prefeitável, Delegado Waldir (PR).