Categorias: Brasil

O ministério da Saúde decidiu estimular o crescimento de vagas de residência médica no País.

O  governo federal anunciou a criação de três mil bolsas. A maioria dessas oportunidades vai ser oferecida a profissionais graduados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Deste total, 75 por cento das bolsas vão ser destinadas à formação de especialistas em medicina geral de família e de comunidade – área estratégica para o Sistema Único de Saúde, o SUS. O anúncio foi feito na divulgação do balanço de dois anos do Programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto, em Brasília.

As bolsas vão ser financiadas pelos ministérios da Saúde e da Educação. As instituições de ensino interessadas em ampliar as vagas devem se inscrever até o começo de outubro.

Além das bolsas e das vagas, o governo vai criar o Cadastro Nacional de Especialistas, que vai reunir informações de todos os médicos registrados no país. Permite saber onde o médico se formou, qual a especialidade e onde atua.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esse cadastro vai melhorar o planejamento para formação e distribuição de novos profissionais nos hospitais públicos.

 “Para pensar as decisões estratégicas é que o governo brasileiro, os secretários municipais e estaduais, as universidades tomarão em relação à formação de especialistas para os próximos anos, para as próximas décadas, era necessário o instrumento de homogeneização no cadastro em que nós tivéssemos o quadro de especialistas.”

Outro anúncio do governo nesta terça-feira foi a autorização para a contratação de 880 professores para atuar em universidades federais que abriram novas vagas nos cursos de Medicina ou que criaram novas faculdades.

A meta do governo é criar, até 2018, 11 mil e quinhentas novas vagas de graduação e 12 mil e quatrocentas vagas de residência para formação de médicos em áreas prioritárias para SUS – o que equivale a 62 por cento da meta de novas vagas de residência no Brasil.

O governo federal divulgou também que, em dois anos de funcionamento, o programa Mais Médicos levou mais de 18 mil médicos a quatro mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEI, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas. 

Marcley Matos

Notícias Recentes

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024

Operação do Detran Goiás vai retirar de circulação veículos campeões de infrações

Uma operação especial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já iniciada há alguns…

12/08/2024