Cidades

“O governador não inventou a roda”, diz secretário da Casa Civil sobre projeto de lei que combate a violência escolar

De acordo com o  secretário da Casa Civil, Jorge Luis Pinchemel, não há nenhuma ilegalidade tampouco inconstitucionalidade no projeto do Governo de Goiás enviado a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que dá normas a prevenção e combate a violência escolar. 

Pinchemel destacou no entanto, que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) não estava “inventando” o assunto e que havia uma prerrogativa legal para o Estado instituir o texto, inclusive, com as bençãos do Supremo Tribunal Federal.

“A proposta normativa traz uma política de segurança pública. Num primeiro momento, temos de entender que os Estados com precedente do Supremo tem competência para legislar sobre segurança pública. Mais que isso, o Estado tem competência para legislar sobre proteção de crianças e adolescentes”, destacou Pinchemel ao Diário de Goiás em entrevista exclusiva.

Algumas das medidas foram vistas como polêmicas como a responsabilização “civil, penal e administrativa” a pais de menores responsáveis por atos de violência ou ameaça em escolas. A remoção instantânea de conteúdos impróprios nas redes sociais e apologia a crime, também foi visto como eventual impedimento a liberdade de expressão.

“Dentro dessa lei existem mecanismos que trazem um pouco de polêmica e estranheza num primeiro momento, mas o que o intérprete tem de fazer e a forma que esse ato normativo tem que ser compreendido é que o governador não inventou a roda”, salientou.

“Ele buscou esses instrumentos, a busca domiciliar, quebra de sigilos, a condução dos pais e responsáveis para a oitivas. A responsabilização dos pais ou responsáveis, participes ou mesmo donos de perfis que divulgam mensagens de ódio já são normas previstas no arcabouço jurídico em normas esparsas. No ECA, Código de Processo Penal”, pontuou.

Pinchemel também pontuou que de ínicio houve uma “leitura açodada” das declarações do governador Ronaldo Caiado sem que o texto fosse lido. No entanto, não há nenhuma anomalia no assunto. “No ordenamento jurídico brasileiro, a vida, crianças e adolescentes são bens constitucionalmente tutelados. A preservação do patrimônio público e privado, a incolumidade física e emocional das pessoas, são bens tutelados. Num jogo de perspectivas de proporcionalidade, esses direitos, valores e garantias”, garantiu.

Entre as medidas, o projeto prevê o atendimento de professores e estudantes por serviço de psicologia; campanhas de combate ao bullying; instalação de câmeras de monitoramento nas unidades de ensino; utilização de detectores de metais; interlocução com redes sociais e páginas da internet para a remoção instantânea de conteúdos impróprios e de apologia ao crime; e, em caso de episódios de violência, a responsabilização civil, penal e administrativa do agressor e dos pais ou responsáveis. Algumas medidas foram tidas como polêmicas.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024