Publicidade
Esportes
| Em 3 anos atrás

O crescimento e progresso do futebol feminino no Brasil

Compartilhar

O futebol feminino vem crescendo no Brasil em diferentes aspectos e uma das evidências disso foi a final da Brasil Ladies Cup que foi o primeiro torneio de futebol feminino entre clubes transmitido na TV aberta. Na ocasião, o São Paulo venceu o Santos por 3 a 2 em jogo disputado no Allianz Parque em dezembro de 2021.

O futebol continua sendo o esporte mais popular no Brasil, e com o crescimento da popularidade do futebol feminino, usuários de sites de apostas têm se interessado ainda mais pela modalidade feminina. Se você quer começar a apostar no futebol feminino veja aqui como começar.

Publicidade

É fato que o futebol feminino tem se destacado ao redor do mundo, contudo, aqui no país nem sempre foi assim, pois ainda que o esporte seja praticado há mais de 1 século, por muito tempo, ele foi visto como uma modalidade clandestina, regulamentado somente em 1983. Mas somente em 1990 que times grandes como São Paulo e Santos começaram a surgir na categoria feminina.

Publicidade

O futebol feminino em desenvolvimento

Com o passar dos anos, algumas medidas que visavam um avanço para as mulheres nesse esporte foram tomadas. A CBF desenvolveu um novo regulamento no qual determinou que todas as equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Masculino necessitavam ter um time feminino adulto e até mesmo uma categoria de base.

Publicidade

Mas antes disso, a Conmebol já havia determinado que para os clubes estarem habilitados a participar da Libertadores e Copa Sul-Americana era fundamental que houvesse times compostos por mulheres.

A verdade é que essas medidas foram muito importantes para que o futebol feminino se fortalecesse, pois faz com que os grandes times do país invistam nessa modalidade.

Publicidade

Além disso, essas grandes equipes também devem se responsabilizar por formar jogadoras nas suas categorias de base com o objetivo de revelar novos talentos, uma conquista para as mulheres.

Atualmente, o futebol feminino também possui segunda divisão do Brasileiro e competições de base, como o recém-criado Brasileiro Sub-18.

Porém, apesar de o futebol feminino ainda não ter a mesma força e relevância dentro da mídia quando comparado com a modalidade masculina, a qualidade técnica dos jogos é, sem dúvidas, surpreendente.

Entretanto, ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres no esporte. Inclusive, até o ano de 2013 não havia nenhum tipo de competição oficial de futebol brasileiro feminino organizado pela CBF.

Não se pode negar que ainda existe o preconceito, mas é nítido que há muito potencial a ser explorado no futebol feminino. Por essa razão, existem alguns fundamentos em que a FIFA busca se basear para o melhor desenvolvimento do mesmo.

Entre elas estão a criação de programas de desenvolvimento nos centros de futebol, escolas, cursos de arbitragem e formação de treinadoras também. Além disso, a Federação Internacional de Futebol também visa melhorar a qualidade das competições femininas, englobando os torneios de seleções e de clubes.

Ainda há muito progresso a ser feito para que o futebol feminino se destaque no país, para isso também se considera criar um plano comercial para a modalidade, gerando conteúdos digitais. 

Mas fato é que para fazer com que haja respeito e reconhecimento da mulher em qualquer área do mercado de trabalho, falar sobre empoderamento e igualdade de gêneros é essencial.

Publicidade