Categorias: Brasil

“O Brasil precisa aprender a se respeitar”, diz Lula sobre o governo Bolsonaro

{nomultithumb}

Em entrevista concedida ao jornalista Kennedy Alencar, o ex-presidente da República e hoje preso em Curitiba, Luís Inácio Lula da Silva, classifica os primeiros quatro meses do atual presidente Jair Bolsonaro como “desastroso”. “A impressão que eu tenho é que ele não sabe lé com cré”, disse.

“Eu não vou fazer julgamento do Bolsonaro, porque ele só tem quatro meses de mandato”, mencionou ao jornalista. Ao mesmo tempo, ele não deixa de trazer algumas críticas pontuais. “A impressão que eu tenho é que ele não tem noção das coisas que fala. Ele não conhece nada de política externa, ele não conhece nada de economia. Ele faz questão de mostrar que não conhece!”, salienta.

Ele não deixou de lembrar o tamanho da missão que o super-ministro da Economia, Paulo Guedes tem no atual governo. “Ele [Bolsonaro] delegou ao Guedes para fazer a questão da economia. A questão da economia não é apenas uma questão econômica: a economia é uma questão política. O governo tem que decidir quem é que vai ser beneficiado. ‘Para quem que eu quero governar? Quem é que precisa do Estado?’ E como é que funciona a cabeça do Guedes? A cabeça do Guedes funciona… está pensando no mercado. Então, para o Guedes, se vai ter aposentado passando fome, se vai destruir a Previdência Social, pouco interessa. Isso é dado estatístico. O que ele quer é contemplar o mercado”, pontuou.

Ao ser alertado que a situação econômica do Brasil é muito mais grave que em outras épocas e que há um problema fiscal escancarado, Lula voltou ao tempo e fez um contraponto. “Quando eu estive no governo, acho que o dólar era R$ 2,60, e nós exportávamos metade do que exportamos hoje. Hoje nós exportamos o dobro, com o dólar a R$ 4,00”, rememorou.

Sobre a política externa, Lula também tece alguns pontos que estão vindo a tona no governo Bolsonaro. Para ele é errado a condução das relações que estão se costurando, priorizando em demasia o relacionamento com os Estados Unidos. “Quando você tem um governo que começa a brigar com a China, que é o nosso maior parceiro comercial, atendendo aos interesses dos Estados Unidos e os americanos, por detrás, que ganham uma fatia do nosso mercado, vendendo 10 milhões de toneladas de soja para a China no nosso lugar, quando a gente briga com o mundo árabe, quando a gente briga com o Mercosul, você vai vender para quem? Para os Estados Unidos? Os Estados Unidos não querem comprar soja do Brasil, não querem comprar milho do Brasil, não querem comprar carne do Brasil, porque eles produzem. E também não querem comprar produto manufaturado”, pontua.

Se é um erro a política de alinhamento externo com os Estados Unidos, Lula diz que o Brasil “é um país grande” e “que tem apenas aprender a se respeitar”. “O Brasil não tem que se alinhar nem a Washington, nem a Pequim, nem a Moscou, nem muito menos a Frankfurt. O Brasil tem que se apoiar na sua soberania. O Brasil é um país que tem 210 milhões de habitantes. O país tem efetivamente quase tudo que precisa. Tem um potencial intelectual extraordinário! O que o Brasil precisa é parar de ser mesquinho. E em tudo que você quer fazer para avançar a sociedade, aparece alguém para dizer: ‘Não pode, não pode. Não tem dinheiro’. Você sabe o que eu dizia para o meu pessoal? ‘Gente, é o seguinte, vamos parar de discutir que a gente não pode fazer as coisas e vamos discutir quanto custou ao Brasil não fazer as coisas na hora certa'”, concluiu.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Contratos públicos com a Prefeitura deverão destinar reserva de vagas de trabalho a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Goiânia instituiu normativa que determina a reserva de vagas de trabalho para…

14/08/2024

HAJ denuncia que tratamento de pacientes oncológicos está ameaçado por falta de pagamento da Prefeitura

Hospital Araújo Jorge ameaça parar atendimento de quimioterapias e outros importantes por falta de repasse…

14/08/2024

OAB-GO sedia Simpósio Regional de Direito e Agronegócio, com presença de ministros

No dia 23 de agosto a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO)…

14/08/2024

Ranking dos Governadores da AtlasIntel coloca Ronaldo Caiado em 1º lugar em aprovação geral

O Ranking de Aprovação dos Governadores de 2024, da AtlasIntel, colocou o governador de Goiás…

14/08/2024

Candidata em Senador Canedo, Cristiane Pina promete energia solar de graça a 20 mil famílias

Candidata fala em construir usina de 10 megawatts para beneficiar 20 mil famílias vulneráveis; já…

14/08/2024

Segundo projeto referente à regulamentação da reforma tributária é aprovado

Foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta última terça-feira (13) o texto-base do Projeto de…

14/08/2024