Goiânia

Números indicam tendência de estabilização da epidemia em Goiânia, mas secretária prega cautela

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia mostram uma tendência de estabilização da epidemia de Covid-19 na capital. Do dia 29 de junho para cá, quando atingiu um pico de 17 mortes diárias pela doença, a cidade tem uma média de seis óbitos diários nos últimos 19 dias.

A secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirma que a tendência vem sendo observada há cerca de 20 dias também na distribuição de casos. “Estamos observando nesse boletim que há uma estabilidade, uma certa mudança na inclinação da curva, tanto nos óbitos quanto nas notificações. A gente vê que a partir de 10 de julho e 30 de julho, há uma estabilização das notificações. Isso nos traz uma expectativa de que talvez tenhamos chegados no pico”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.

Apesar da tendência das últimas semanas, Mrué diz que é preciso mais 10 ou 15 dias para avaliar a sustentabilidade desse padrão, que já se reflete também na ocupação dos leitos de UTI da capital. “Há mais ou menos 10 dias, essa taxa está abaixo de 90%. A gente avalia esse fato em conjunto com o gráfico que nos mostra aparente estabilidade dos casos. É esperado que tenha uma estabilização das internações e, na sequência, uma diminuição de óbitos”, pontuou.

Segundo o boletim mais recente, a taxa de ocupação dos 195 leitos de UTI para Covid-19 é de 83%. Os leitos de enfermaria, que são 214, têm 74% de ocupação.

Apoio do comércio

O isolamento 14×14 foi visto como ineficaz para promover uma maior taxa de confinamento na capital. Conforme a secretária, a variação entre os dias de abertura e de fechamento ficou na casa de 2%, o que é pouco relevante para barrar a epidemia.

Com o comércio aberto, Mrué diz que os empresários devem ser parceiros, pois, seguindo as medidas sanitárias, podem ajudar a reduzir a contaminação. Segundo ela, há um monitoramento em três pontos estratégicos e somente a Região da 44 apresenta pequenas aglomerações. “A grande maioria tem guardado o distanciamento, utilizado as máscaras.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024