Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 8 anos atrás

Número de pessoas aptas pra votar em 2016 sobe para 144 milhões

Compartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (25) o balanço do número de eleitores aptos a votar no pleito municipal. Neste ano, mais de 144 milhões eleitores poderão votar para prefeito e vereador no dia 2 de outubro. O número é superior ao da eleição de 2012, que estavam aptas mais de 138 milhões de pessoas. Os eleitorados do Distrito Federal, de Fernando de Noronha e brasileiros residentes no exterior não estão incluídos no novo levantamento, onde não haverá eleições este ano. São Paulo lidera o ranking de eleitores com mais de 8.800 milhões. O menor eleitorado é de Araguainha, em Mato Grosso, com 954 eleitores.

Os dados do TSE mostram também o número de municípios onde pode haver segundo turno. Dos mais de 5 mil municípios onde serão realizadas eleições, 92 podem ter segundo turno, já que têm mais de 200 mil eleitores. Apenas 1.540 municípios vão contar com a votação totalmente biometria, com impressões digitais. Outras 840 cidades utilizarão o sistema híbrido de identificação do leitor.

Publicidade

Prazos

O Presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, falou sobre a redução do prazo para registro de candidaturas e a realização de eleições suplementares. Mendes ainda lembrou que o prazo para registro termina no dia 15 de agosto e a expectativa é de 580 mil candidatos sejam registrados até a eleição de outubro. Segundo o ministro, a redução de prazo tem consequências no que diz respeito à judicialização e à insegurança jurídica quanto ao verdadeiramente eleito. “Vamos ter também, inevitavelmente, anulação de eleições e realização de eleições suplementares. A legislação agora exige, no caso de cargos majoritários, que se façam novas eleições se houver anulação, e não aquela eleição do segundo colocado. Temos que contar também com a realização de eleições suplementares em maior número do que tínhamos até aqui”, disse Mendes.

Publicidade

Leia mais:

Publicidade