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Cidades
| Em 4 anos atrás

Número de clientes afetados por queda de energia nas primeiras chuvas caiu 70% em um ano, diz Enel

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O número de clientes afetados pela queda de energia nas primeiras chuvas da primavera de 2020 caiu 70% em relação ao mesmo período do ano passado em Goiás. A informação é do diretor de Operações da Enel, José Januário.

À Rádio Bandeirantes Goiânia, o diretor relacionou a menor afetação aos recursos aportados pela empresa na rede do ano passado para cá. “Todo investimento que foi feito na rede do ano passado para cá, surtiu um efeito muito positivo e reduziu bastante a afetação do ano passado para cá”, afirmou.

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Januário destacou que a Enel não pode garantir que as chuvas não trarão interrupções no fornecimento, mas ressalta que, se houver problema, a empresa vai “reagir rápido e restabelecer o fornecimento o mais rápido possível”.

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Ele conta que foi preparado um plano de ação, com aumento e dimensionamento de equipes de campo e investimento em automação e inteligência da rede. Para definir as diretrizes, os técnicos da Enel tomaram por base relatórios do ano de 2019, o pior em relação à afetação da rede elétrica pelas chuvas.

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“Trabalhamos na prevenção e na preparação para esse período. Temos 70% a mais de turnos de campo que no passado. Fizemos o dimensionamento de equipes, instalação de mais equipamentos de telecontrole, que possibilitam isolarmos algum defeito de forma remota, a partir do nosso centro de operações. Também aumentamos os operadores e investimos na inserção de inteligência”, explicou.

De acordo com ele, após as fortes chuvas de sábado (10), várias regiões tiveram quedas de energia. Em 12 horas, relata, 98% dos clientes de todo o estado estavam com o fornecimento normalizado. O diretor de operações ponderou que, problemas mais complexos, como queda de postos e queda de árvores sobre a rede, podem levar à interrupção maior no serviço.

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