Novos programas que irão integrar a modernização da rede de combate à criminalidade em Goiás por meio de tecnologia serão lançados nesta quarta-feira (6), às 9h, pelo governador Marconi Perillo. Participarão da solenidade o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública serão implantadas 280 câmeras com tecnologia full HD – de alta definição, em pontos estratégicos. As imagens serão transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da SSPAP-GO.
Entre as novas ferramentas estão o Registro de Atendimento Integrado (RAI) que possibilitará que o fluxo de ocorrências seja integrado e mais ágil; o aplicativo I9X que permitirá o registro de ocorrências e denúncias pelo celular desde homicídio, roubo, violência doméstica, etc. Desta forma, o cidadão poderá até acompanhar o deslocamento das viaturas e conversar com atendente via chat.
Outras ferramentas são o Mopi, que é um software que tem como objetivo otimizar as estratégias policiais para alcançar metas de redução de criminalidade e aumento de produtividade das forças policias e o Gisgestão, software de análise criminal e geoprocessamento que disponibilizará avaliações de crimes considerados de alta prioridade.