Em solenidade no Palácio das Esmeraldas, às 14h, em Goiânia, o governador Marconi Perillo (PSDB) empossará os membros do Conselho Superior de Inovação, responsáveis por acompanhar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás. Entre os integrantes do Conselho, está o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton.
O processo de execução do Inova Goiás é coordenado pela SED. O programa tem cerca de 40 ações estratégicas com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico e social de Goiás, com foco na inovação. Os investimentos previstos para o Inova Goiás estão na ordem de R$ 1 bilhão até 2018.
Segundo o governo, o Conselho será uma instância consultiva, ligada diretamente ao gabinete de Marconi, que avaliará e, se necessário, fará novas orientações para a ações que estão sendo implantadas no estado.
Após a cerimônia de posse, será realizada a primeira reunião ordinária do Conselho para discutir questões relativas à execução do programa Inova Goiás e a definição de diretrizes para o funcionamento do Conselho.
O Conselho ainda é composto por Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo; Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Cristiano Roriz Câmara, presidente da Organização Jaime Câmara; e Thiago Peixoto, economista, deputado federal licenciado e secretário de Gestão e Planejamento.