Publicidade
| Em 4 anos atrás

Novos decretos de Caiado e Iris Rezende confirmados para divulgação na segunda, 13

Compartilhar

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) vão divulgar os novos decretos com relação ao combate ao novo coronavírus no Estado nesta segunda-feira (13/07). Serão documentos diferentes que permitirão a reabertura de bares e outros estabelecimentos comerciais. Segundo fonte ouvida pelo Diário de Goiás o decreto emitido pelo Governo será divulgado no Palácio e o da Prefeitura, no Paço Municipal, em horários diferentes.

As assessorias definiram que o prefeito Iris Rezende vai ao Palácio das Esmeraldas às 9h da manhã amanhã, na assinatura do decreto do Estado, e na sequência, o Governador Ronaldo Caiado vai no Paço Municipal 11h, na assinatura do decreto da prefeitura.

Publicidade

O novo decreto do governador será mais amplo para todo o Estado de Goiás, enquanto o da Prefeitura será complementar e mais detalhado, haja vista as especificidades da capital. Segundo a fonte ouvida pelo Diário de Goiás, bares e outros estabelecimentos comerciais terão autorização para voltar a funcionar seguindo protocolos sanitários, como já divulgado anteriormente. Ainda não está definido, mas as academias também poderão entrar no pacote. 

Publicidade

A Prefeitura também adicionará protocolos e normativas específicas para a continuidade de operação do transporte coletivo.

Está havendo uma inédita sincronia entre os dois poderes. Diferente, das divulgações anteriores quando o Governo divulgava e depois a Prefeitura realizava seus respectivos estudos. Inclusive, toda essa ação foi proposta e acertada inicialmente pelo Prefeito Iris Rezende na reunião da última quarta-feira (08/07). O novo documento não anulará a utilização das máscaras, com as devidas fiscalizações da Guarda Municipal em Goiânia.

Publicidade

Decreto permanecerá até o fim; Prefeitura trabalha para reforçar leitos

Com o anúncio sendo realizado na segunda-feira, a tendência é do documento já vigorar a partir da terça-feira (14/07). A intenção da Prefeitura é que este decreto seja perene, ou seja, a partir de agora a ideia é abrir e não fechar mais, deixando-o vigente até que as autoridades sanitárias decretem fim à pandemia. 

Publicidade

No entanto, as assessorias da área de saúde do governador Ronaldo Caiado garantem que com ou sem a abertura, haverá o pico da pandemia em julho e estão sendo cautelosos com qualquer medida.

Em resposta, a Prefeitura já trabalha para ampliar os leitos na capital e busca a contratação de mais cinquenta leitos.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .