Foi apresentado nesta terça-feira (29), o novo site da Prefeitura de Goiânia. A nova plataforma já está em funcionamento, em fase de testes desde julho. No novo portal, além das notícias do Município, também estão sendo ofertados serviços online.
Por mês, o Portal da Prefeitura tem dois milhões de visitas, aproximadamente. O secretário de Comunicação, Vassil Oliveira, afirmou que há uma grande demanda da população da capital, via porta, que o contribuinte tem oportunidade para conhecer as notícias do Município, além de poder contar com serviços.
“Nós temos uma população que demanda bastante no portal. Temos dois milhões de visitas por mês. A Prefeitura funciona fisicamente e também virtualmente. Quem acessar o site encontrará o que a prefeitura tem desenvolvido e serviços oferecidos. Não é uma obra acabada, é uma obra que se aperfeiçoa”, afirmou Vassil Oliveira, durante apresentação do portal.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), fez observação que é preciso conscientizar em todas as áreas da administração que os servidores busquem se aproximar da realidade da comunicação. “Se a pessoa se acomoda, fica para trás, fica distanciada da realidade. Nós temos o dever de aprofundar para aproximar da população que hoje é exigente”, disse o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, disse que cada secretaria da prefeitura fez um encaminhamento dos serviços prestados para que fossem cadastrados no novo portal. “O site agora está mais dinâmicos. Os serviços mais acessados estarão na parte de cima da página. A própria dinâmica indicará a hierarquização dos serviços no site”, argumentou o gestor.
O controlador Geral do Município, Juliano Bezerra, argumentou que um ponto importante é a transparência. Houve uma série de mudanças para facilitar o acesso à informação, de acordo com as normas, visando tornar ainda mais transparente os atos de gestão, permitindo o controle social das ações do executivo goianiense.
Segundo o controlador, o portal tem o objetivo de promover o acesso à informação ao cidadão em linguagem clara e objetiva, sobre as origens e aplicações dos recursos públicos municipais.
“Estamos buscando uma automação do sistema. Temos uma responsabilidade fiscal mais exigente. Avançamos numa série de questões, até mesmo naquelas que não estão em rankings de transparência”, destacou o controlador.
“A gestão tem se notabilizado Brasil afora pela excelência na execução orçamentária e cumprimento das metas fiscais. O papel da Controladoria tem sido determinante para esse sucesso, de forma que o Portal da Transparência tem o objetivo de dar publicidade a esse trabalho de controle do uso dos recursos públicos. O nosso intuito é facilitar o acesso do cidadão a essas informações”, explicou Juliano Bezerra
Acesso
A acesso ao novo site da Prefeitura de Goiânia permanece o mesmo, por meio do endereço www.goiania.go.gov.br. O usuário já é direcionado ao novo site mas, caso deseje acessar ao portal antigo, por questão de costume ou pressa, poderá escolher esta opção durante as próximas semanas.
Além do portal geral, cada área da prefeitura também terá um site específico, que manterá o mesmo padrão e formato da página global. A intenção é de padronizar a comunicação da prefeitura.
Gestão
A empresa NúcleoGov é responsável pela gestão, pelo desenvolvimento e integração do site da Prefeitura de Goiânia.
Críticas
Por ser um político com mais idade, o prefeito Iris Rezende, em processos eleitorais, adversários dizem que ele não é adpeto a novas tecnologias. Ao lançar o novo portal da prefeitura, Iris respondeu que esse tipo de crítica não o atinge e que sempre acompanhou as evoluções tecnológicas. ” Essas críticas não me atingem, porque eu desde muito cedo me preocupei, quando ocupei o primeiro cargo público de vereador, lá se vão 60 anos, eu sempre procurei acompanhar a evolução da ciência e tecnologia em todas as atividades da área humana”, declarou o prefeito.