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Novo sistema de tarifa do transporte coletivo em Goiânia permitirá múltiplas formas de pagamento

O transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia adotará um novo sistema de bilhetagem para as viagens a partir do próximo sábado (23/01) que proporcionará uma série de novidades para os passageiros. A implantação será gradativa ao longo de todo o ano de 2021 e ao final dela, será possível que o sistema entregue ao usuário possibilidades de novas formas de pagamento da passagem, como via cartão de crédito, de débito, QR Code e também via conta corrente virtual, modelo de pagamento conhecido como pagamento baseado em conta (ABT). Neste primeiro momento serão implantadas a biometria facial, que inicialmente será válida exclusivamente aos idosos, e a recarga de créditos no cartão a bordo dos veículos. 

Os usuários não precisarão trocar seus cartões atuais e não terão que realizar novo cadastro. Todos os 1,6 milhões de cartões continuarão a ser normalmente aceitos. O sistema tecnológico utilizado é nacional e a mudança deve impactar cerca de 500 mil pessoas, considerando uma movimentação fora do cenário de pandemia, que fazem uso diário do serviço, localizadas na região metropolitana de Goiânia. 

“Todo investimento em tecnologia que melhore o acesso ao serviço e geração de dados é bem-vindo. O transporte é essencial às cidades e o usuário precisa de facilidades para deslocar. A CMTC acompanhou todo esse processo e validou as ações por serem elas positivas ao sistema RMTC”, pontuou Murilo Ulhôa, presidente da CMTC.

Processo de migração 

A partir de 23 de janeiro, o cliente deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus. Segundo o RedeMob, “neste primeiro momento a leitura do cartão será um pouquinho mais demorada porque o sistema estará migrando automaticamente todas as informações gravadas dentro do cartão para o novo sistema”. O Consórcio garante que a lentidão ocorre apenas nesse momento inicial.

A partir daí o cliente já terá “migrado” o seu cartão para o novo sistema. Este mesmo processo irá ocorrer na rede de vendas, caso o cliente precise carregar créditos em seu cartão antes de embarcar. O sistema não exigirá nenhuma outra ação específica. “Esse tempo de atualização levará menos de 10 segundos. O equipamento foi bastante testado, mas, caso haja alguma demora além disso, pedimos compreensão do usuário e que ele informe ao motorista ou ao atendente de bilheteria para que possam ser realizados os ajustes necessários”, detalha Leomar Avelino. 

A coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará também apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário. Tudo de forma transparente ao cliente. Tudo de forma transparente. A câmera coleta a foto que fica temporariamente armazenada no validador do ônibus e, quanto este chega na garagem, o arquivo de imagem é descarregado para o servidor. 

Em um momento posterior, após a descarga dos dados do veículo na garagem, a tecnologia da biometria fará o cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto do cadastro daquele cartão. Em caso de divergência, esta foto é enviada para inspeção visual e análise da ocorrência. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para análise de fotos dos clientes com uso de máscaras. 

Para o cliente que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte, já poderá contar com a liberação dos seus créditos para recarga no cartão em todos os validadores dos ônibus e terminais. Esta recarga acontecerá automaticamente quando ele apresentar o seu Cartão Fácil no novo validador. Uma vez que comprado, o crédito será baixado no próprio validador. 

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

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