A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob), implantaram novo sistema de embarque da Extensão do Eixo Anhanguera no Terminal de Passageiros Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo. O novo esquema agiliza o embarque e consolida o programa de Meia Tarifa, Bilhete Único e novas linhas alimentadoras no transporte coletivo.
Com o novo sistema, o tempo de embarque diminuiu de 7 para 2 minutos. Além disso, a mudança possibilita a validação do bilhete de complemento de viagem em 4 catracas, que dão acesso a zona de embarque exclusiva. No sistema antigo, a validação acontecia em uma única porta, na parte traseira do ônibus, o que gerava demora e confusão entre os usuários.
As reclamações de embarque e transtornos de atraso fizeram com que o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, solitasse mudanças a CMTC. O bilhete de Meia Tarifa, em que o passageiro paga R$ 2,15 para circular internamente em Senador Canedo, foi implantado em 10 linhas alimentadoras do município. Depois da melhoria, a adesão ao transporte coletivo teve um aumento de 75%.
De acordo com o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, o novo sistema de embarque trouxe segurança e organização aos usuários. “Essa nova estratégia de embarque vai facilitar muito a forma como o passageiro se desloca pelas linhas do transporte coletivo, além do ganho em organização das filas, o embarque se torna mais seguro. A mudança nos trouxe um aprendizado e sobretudo mais dignidade aos usuários”, afirmou.
Além das melhorias no embarque e na redução das tarifas, a parceria entre a prefeitura e a CMTC aumentou a frota de ônibus e criou 3 novas linhas alimentadoras. Em relação aos benefícios tarifários, a população canedense agora conta com o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e foi a primeira cidade a implantar o Bilhete de Meia Tarifa.