Foi apresentado nesta terça-feira (26), o novo sistema de bilhetagem para transporte coletivo que começará a valer para Goiânia e Região Metropolitana. Com foco em tecnologia, facilidade de pagamentos, biometria fácil e sistema antifraudes, o novo sistema começará a funcionar a partir do ano que vem com a promessa de não causar prejuízo ao já existente.
Uma das novidades que serão implementadas é a tarifação por distância e horário. Segundo o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Benjamin Kennedy, o sistema poderá fazer um mapeamento de distâncias e horários percorridos pelo usuário, creditando uma excedente em seu cartão fácil ou cartão de crédito logo depois.
“A prerrogativa da CMTC é buscar o melhor para o sistema de transporte coletivo. E essa oportunidade a CMTC vai trabalhar para fazer. A nova bilhetagem permite que você tenha o mapeamento completo, da entrada à saída, então se ele descer em uma distância curta isso vai estar registrado. Vamos dar a possibilidade de dar um novo crédito ou estornar o valor no cartão do usuário”, explicou Kennedy.
Ainda segundo ele, no fim de semana a tarifa pode ser cobrada mais barata automaticamente.
O presidente também garantiu que haverá uma migração automática para o novo sistema e campanhas sobre as novas formas e mudanças de bilhetagem, excluindo a possibilidade de uma alteração brusca no dia a dia do usuário.
Pagamento facilitado
O presidente da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), Leomar Avelino, explicou que quando tiver totalmente implantado, o sistema permitirá que apenas com a aproximação do cartão de crédito ou de débito perto do validador da catraca o valor da viagem seja descontado.
Há também a possibilidade de compras de viagens através de um aplicativo, ainda em desenvolvimento, que migra o crédito para o smartphone do passageiro e ele realiza o pagamento através do QR CODE. Além disso, os créditos também poderão ser adquiridos pela internet para serem enviados para o cartão fácil.
Biometria facial
Um das novidades da nova operação de bilhetagem é o sistema de biometria facial. Segundo Leomar, o grande foco dessa tecnologia é barrar a utilização indevida de cartões com benefícios (como o criança, idoso, etc).
“A partir do momento que o beneficiário usa, a câmera no validador vai tirar três fotos, elas vão ser transmitidas e lá vão ser feitas uma comparação automática”, explica. “Ele será liberado com a base de dados da face e com o cartão. Na primeira viagem será checado e fotografado, vai ser geradi a base de dados para confrontar com a base do cartão”, completou Leomar.
Segundo ele, 5% total de passagens são usadas de forma indevida através dos cartões, o que seria, em torno de 100 mil utilizações indevidas por mês. O cartão criança é o que mais apresenta fraudes do total.
João Ronco, presidente da empresa fornecedora do serviço, Prodata Mobility, também lembrou que além de controlar as fraudes, a biometria facial poderá gerar um banco de dados que pode ser usado em conjunto com a Segurança Pública da região metropolitana.
Cronograma
Leomar Avelino explicou as fases que o sistema deve passar. A expectativa é que ele esteja totalmente inserido para usuário até dezembro do não que vem.
“Estamos começando o projeto executivo que deve durar 30 dias e onde se faz todo o detalhamento do projeto. A partir de hoje nosso parceiro Prodata está disparando a fabricação dos equipamentos que serão em quatro meses. A partir disso vamos fazer as instalações terminais, garagens e ônibus. A ideia é que a primeira fase seja implantada no início de julho do ano que vem: todos equipamentos instalados, funcionamento da biometria facial e as pessoas vão poder estar utilizando o QR CODE para liberar as catracas”, comentou.
A 2º fase ocorre de julho e vai até dezembro com todas as formas de pagamento disponíveis aos usuários. Será nesse período que serão implantados as redes Wifi nos coletivos.
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