O novo secretário da Cultura de Goiás foi empossado e promete trabalhar para buscar recursos além de garantir investimentos na “área da economia criativa”. Adriano Baldy, irmão de Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, foi nomeado durante a semana passada e assumiu o posto até então ocupado por Edival Lourenço. Ele garante já estar conversando com “todos os segmentos culturais do Estado”.
Adriano afirma que recebeu a determinação de Caiado para trabalhar “fortemente no orçamento federal que temos uma janela de 30 dias”, explicou. Um dos seus primeiros objetivos será quitar débitos relativos com respeito ao Fundo de Cultura do Estado. “O governador já deu a ordem. O dinheiro está disponível,” pontua. O que falta então para que seja consumado o pagamento? “São questões burocráticas do Fundo Cultural de 2017 e 2018”, explicou sem no entanto apresentar detalhes dos entraves burocráticos.
Questionado sobre como poderia colaborar com o segmento da cultura no Estado, Adriano afirmou ser um “entusiasta” e mostrou otimismo. Disse que buscará trabalhar no empreendedorismo “com inovação”. Ressaltou que irá buscar promover empregos por meio de projetos culturais. “Vamos fortemente trabalhar na área da economia criativa nos seus diversos aspectos. Obviamente trazendo todo esse segmento cultural. AS pessoas que trouxeram a cultura de Goiás até esse momento. Então a gente vem com muita motivação pra poder trazer todo esse empreendedorismo e como o governador ressaltou. Nós temos mais de mais de doze milhões desempregadas no BRasil. Vamos trabalhar com elas na inclusão social da cultura para que a gente possa mitigar o problema dessas pessoas”, salientou.
A aproximação e o parentesco com Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos por São Paulo pode ser aproveitada em Goiás? Para Adriano a resposta é sim e a influência do irmão já foi colocada à prova. “Com certeza estaremos buscando a vanguarda da cultura nacional e internacional pra gente poder estar replicando aqui no estado de Goiás. O secretário [Alexandre Baldy] já intercedeu na próxima semana uma visita ao ministro do Turismo e Cultura e uma visita ao secretário de cultura e economia criativa no Estado de São Paulo”, concluiu.