Está programado para esta segunda-feira (23) às 16 horas no auditório Lago Azul no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, o lançamento do novo Programa Renda Cidadã. Após reformulação, o Estado voltará a pagar a famílias de baixa renda o benefício.
Por diversas oportunidades, o Diário de Goiás informou que foi realizada uma reformulação e que o relançamento do programa seria feito no fim de maio.
Segundo a titular da Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Trabalho Lêda Borges, foi realizado um recadastro dos beneficiários. Além disso, um sistema de informática foi construído para evitar que famílias sejam contempladas em diferentes ações de transferência de Renda.
De acordo com Lêda Borges, o sistema de informática foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O mecanismo de acordo com a gestora é para evitar duplicidades ou pagamentos indevidos, por exemplo, para pessoas que não estejam enquadradas no critério do programa.
Questões eleitorais
A secretária Lêda Borges informou que não há riscos de questionamentos eleitorais, pois é um programa estadual com execução direta da chamada Secretaria Cidadã.
“O programa é de vários anos, desde o primeiro mandato do governador Marconi. A sua suspensão se deu para podermos fazer a ligação entre o Renda Cidadã e o Bolsa Família, cruzando dados e informações. É um programa importante, há vários anos vem acudindo as famílias com vulnerabilidade financeira”, ressaltou Lêda Borges.
Valores
A secretária explicou que em relação aos valores pagos, variará de R$ 80 a R$ 160. O que vai definir é a inclusão de algumas ações sociais voltadas para a saúde, em especial se as famílias tiverem idosos. Outro critério é se tiver crianças na escola.
Leia o histórico
Renda Cidadã continua suspenso e passa por modificações
Definido retorno do Programa Renda Cidadã
Lançamento do novo Renda Cidadã previsto para dia 23