Fernando Meirelles tomou posse nesta sexta-feira (10), no cargo de presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Ele é irmão do deputado estadual Cláudio Meirelles (PR), é presidente estadual do PTC. O novo presidente não tem experiência técnica na área do transporte, ele é agropecuarista. Argumentou que o trabalho dele será bem feito.
Ao ser questionado sobre o aumento da passagem do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, Fernando Meirelles, se esquivou, preferiu não entrar em polêmicas. Em termos práticos disse apenas que na próxima segunda-feira deverá se reunir com o prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB) e fazer uma avaliação técnica sobre o assunto.
Ele ainda foi questionado por jornalistas se já andou de ônibus, se conhece os problemas enfrentados pelo usuário do transporte coletivo. O novo presidente não se aprofundou nas respostas, mas disse que cumprirá com as determinações do prefeito Iris e que pretende fazer o possível para melhorar a qualidade do transporte coletivo.
Fernando Meirelles é formado em Direto pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), foi vereador por Aparecida de Goiânia entre 2001 e 2004. Fernando tem 52 anos e é casado.
Confira as perguntas e respostas feitas na entrevista coletiva concedida por Fernando Meirelles após tomar posse do cargo:
Tema: Aumento da passagem
Pergunta: Vai ter aumento de passagem?
Resposta: Na segunda-feira nós vamos estar assumindo lá. Segunda feira que poderei dar informações Não tenho informação nenhuma para falar sobre a tarifa. Prefeito e eu vamos nos reunir na segunda, para tomar pé da situação e responder as perguntas de vocês.
Pergunta: O senhor disse que segunda-feira começa a análise técnica, mas qual a sua opinião pessoal? É justo ter aumento neste momento?
Resposta: Não é que seja justo. Vamos seguir a orientação do prefeito. O prefeito não falou em aumento, quem falou foram as empresas. Vamos sentar primeiro. Dê um tempo para que a gente possa tomar pé da situação e atender vocês, atender de forma consistente, com clareza, e com conhecimento. Agora não tenho um fala com conhecimento, não estava à frente da empresa, a partir de segunda feira nós estamos lá e poderemos atender todos vocês.
Tema: Qualidade do sistema
Pergunta: O prefeito fez promessa de que vai melhorar o transporte coletivo. O senhor vai dar conta de cumprir com a promessa?
Resposta: O prefeito nos pediu para estar 24 horas por conta da CMTC. Peço pra vocês que assim que a gente tiver com a coisa na mão e a orientação dele vamos responder vocês. O usuário vai ter total atenção. Vamos buscar maior transparência possível. Temos um relacionamento muito bom com quem está em volta de Goiânia, Aparecida e outras cidades. O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, me ligou parabenizando e colocando à disposição. Vamos buscar as parcerias para que a gente vença os desafios.
Pergunta: Vai cobrar cumprimento da planilha, acabar com superlotação, colocar abrigos nos pontos de ônibus que são os principais problema dos usuários?
Resposta: Vamos buscar reunir com as empresas para que a gente consiga responder os problemas. Peço que vocês me deixem assumir primeiro.
Tema: Nomeação política e experiência com transporte
Pergunta: Sua nomeação foi política?
Resposta: Quem tem que responder isso pra vocês é o prefeito. Ele é muito criterioso na escolha dos seus auxiliares, ele tem seus motivos. Gostaria que o senhor perguntasse a ele. A gente tem um conhecimento amplo, um conhecimento com quem está na volta de Goiânia. Vamos ter um diálogo aberto, não vamos ter dificuldades
Pergunta: O senhor tem bagagem no transporte público?
Resposta: Olha, posso te responder isso no decorrer do nosso trabalho.
Pergunta: O senhor já andou de ônibus?
Resposta: Muitas vezes, agora ultimamente não. Sempre andei de ônibus.
Pergunta: Não seria interessante a nomeação de uma pessoa com conhecimento prévio?
Resposta: Olha com essa pergunta você quer falar que não tenho conhecimento prévio. Essa pergunta quem tem de responder não sou eu. Seria injusto eu fazer uma declaração referente a isso para o prefeito. Mas a partir de segunda feira estaremos juntos.
Leia mais
Indefinição no processo de aumento da tarifa de ônibus em Goiânia
Iniciado processo para atualização da passagem de ônibus em Goiânia