Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Novo Plano Diretor de Senador Canedo é apresentado em audiências públicas

Compartilhar

A minuta do projeto do novo Plano Diretor Democrático de Senador Canedo foi apresentada à população em duas audiência públicas. A última delas aconteceu nesta sexta-feira (16). Após o processo de revisão, sugerido pelo Ministério Público, o plano promete ser destaque entre as cidades da região metropolitana.

O debate público foi aberto pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Vinícius Livero, coordenador do núcleo gestor para a revisão do Plano Diretor. O secretário reafirmou a importância da participação popular citando que esta foi, inclusive, objeto da recomendação do Ministério Público para a revisão do plano.

Publicidade

“O momento é histórico para o município de Senador Canedo e o novo projeto deixará um legado para a população de, no mínimo, 10 anos, com segurança jurídica e proteção ao meio ambiente. A partir desse plano, Senador Canedo se tornará uma das melhores cidades para se viver”, avaliou o secretário.

Publicidade

Também participaram das audiências moradores do município, representantes da sociedade organizada e do Ministério Público, técnicos, secretários, vereadores e o prefeito Fernando Pelozzo, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania de Senador Canedo, Simone Assis.

Publicidade

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO), Selomar Breda, que está à frente do projeto, ressaltou que a elaboração do novo plano diretor foi baseada em diagnósticos técnicos e nos anseios e desejos da população canadense. “Nos debates públicos que ocorrem nas audiências, temos a oportunidade de observar se conseguimos alcançar as expectativas e desejos da comunidade e ouvimos as sugestões de melhoria”, afirma.

Conforme o arquiteto e urbanista, Luiz Fernando Cruvinel (Xibiu), técnico do ITCO e de reconhecimento nacional e internacional, o texto do projeto atual destacou pontos fundamentais. “Planos diretores não são infalíveis e após a aprovação é importante a sua implantação. O projeto considerou pontos fundamentais como o meio ambiente, a mobilidade urbana, a qualidade dos espaços públicos e a redução das desigualdades”, ressalta o arquiteto.

Publicidade

Agora, finalizadas as audiências públicas, a equipe de técnicos do ITCO analisará as propostas debatidas e encaminhará o projeto para o Legislativo Municipal, onde passará por análise dos vereadores.

Publicidade