A Nova Zelândia declarou curado nesta segunda-feira (8) o último paciente infectado pelo novo coronavírus no país com quase 5 milhões de habitantes. Poucas horas depois, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou que a nação passa ao nível de alerta um, o mais baixo de um sistema de quatro níveis.

Sob esta nova regra, a única restrição que permanece é o fechamento de fronteiras. Aos neozelandeses, o distanciamento social não é mais requerido. Não há limites de aglomeração e todas as atividades estão liberadas sem qualquer tipo de restrição.

Publicidade

Em entrevista coletiva, Ardern disse que fez uma dança quando soube que o último infectado, de Auckland, se livrou do Sars-CoV-2. “Nós estamos numa posição segura e forte, mas ainda não há um caminho fácil para a volta à vida pré-Covid. Contudo, a determinação e o foco que tivemos na nossa resposta à saúde, serão agora investidos na nossa reconstrução econômica”, afirmou.

Publicidade

O último caso confirmado de Covid-19 na Nova Zelândia foi em 22 de maio. O país teve 1.504 infectados, dos quais 1.482 se curaram e 22 (1,4%) morreram.

Publicidade

Para obter esse resultado, a primeira-ministra decretou lockdown em 25 de março. Depois de quase seis semanas sob regras extremamente rígidas, os neo-zelandeses passaram ao nível três do plano de quatro fases em abril, podendo comprar comida em restaurantes – sem consumo no local – e com a reabertura de alguns serviços não essenciais.

Em maio, com a epidemia sob controle, o nível dois foi adotado, reduzindo ainda mais as restrições. Agora, no nível um, não é mais requerido o distanciamento social e tudo pode funcionar normalmente. Com as fronteiras fechadas, neo-zelandeses que voltaram do exterior precisarão passar por uma quarentena de 14 dias.

Publicidade

Ardern disse que provavelmente o país voltará a registrar casos, mas acrescentou que o país está numa posição segura.

Mais países e territórios sem casos

A Nova Zelândia não foi o primeiro país a zerar os casos de Covid-19. O coronavírus já foi eliminado em outros oito países, na Europa, África, Oceania e América Central, além vários territórios e ilhas. Nos países que têm controlado a doença, a estratégia adotada tem sido, além do isolamento, uma forte política de rastreio dos infectados, para evitar que estes contaminem mais pessoas.

Veja países e territórios que zeraram infectados

Montenegro – Europa
Eritreia – África
Seychelles – África
Timor-Leste – Ásia
Fiji – Oceania
Papua Nova-Guiné – Oceania
São Cristóvão e Névis – Caribe
Vaticano – Europa
Ilha de Man – território britânico
Turks e Caicos – território britânico no Caribe
Montserrat – território britânico no Caribe
Ilhas Virgens Britânicas – território britânico no Caribe
Anguilla – território britânico no Caribe
Ilhas Faroe – pertence à Dinamarca
Groenlândia – pertence à Dinamarca
Ilhas Falkland – arquipélago britânico no Atlântico Sul
Aruba – ilha holandesa no Caribe
Países Baixos Caribenhos – território holandês no Caribe
São Bartolomeu – território da França no Caribe
Saint-Pierre e Miquelon – território da França na América do Norte
Polinésia Francesa – ilha da França no Pacífico
Macau – território chinês

Publicidade