Publicidade
Notícias do Estado
| Em 10 meses atrás

Nova Veneza recebe o título de “Capital Italiana de Goiás”

Compartilhar

A cidade de Nova Veneza recebeu o título oficial de “Capital Italiana de Goiás”. A lei que garante a homenagem ao município foi promulgada no dia 28 de dezembro. Este ano, Nova Veneza comemora cem anos da chegada dos primeiros italianos à região e da formação da primeira colônia, que deu origem ao município.

O projeto que conferiu o título de capital italiana goiana à Nova Veneza foi de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que preside a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Publicidade

Histórico

A povoação local se iniciou em 1912 e, oficialmente, com as primeiras terras da família Stival – oriunda das imediações de Veneza – lavradas em cartório em junho de 1924. A primeira missa foi celebrada em abril do mesmo ano. Nessa época, o lugar era conhecido como “colônia dos italianos”.

Publicidade

Em 1927, Nova Veneza tornou-se um distrito de Anápolis. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, na qual o Brasil se juntou aos Aliados, e a Itália ao Eixo, o distrito ganhou o nome de Goianás. Em 1958, houve a readoção do nome Nova Veneza e a elevação ao status de município.

Publicidade

Anualmente, a cidade recebe milhares de turistas atraídos pelo Festival Italiano. O evento gastronômico dispõem de variados pratos de origem italiana, além de rememorar e celebrar a cultura da Itália com atrações e uso de vestimentas típicas.

Conforme o Censo de 2022, Nova Veneza tem 9.481 habitantes. Além do turismo, impulsionado sobretudo pelo festival, a cidade tem como principal atividade a agropecuária, com destaque para o hortifruti. Há também uma produtora de proteína animal, que gera mais de mil empregos diretos.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.