Passam a valer a partir desta sexta-feira (08/01) as novas políticas de privacidade do WhatsApp. A mudança mais significativa para 2021 é que agora, os dados serão compartilhados com empresas parceiras do Facebook de forma obrigatória.
Com a mudança, o aplicativo de mensagens instantâneas passa a compartilhar com os parceiros do Facebook, informações como endereço IP do usuário, números de telefone, atividades realizadas no serviço como por exemplo, as interações que a pessoa faz com outras contas e empresas.
A medida não é bem uma novidade já que desde o ano passado, o WhatsApp já fazia o compartilhamento com o Facebook, mas havia a opção do usuário configurar não ter suas informações distribuídas. A nova política não dá mais essa opção.
Para continuar utilizando o aplicativo é indispensável o aceite do usuário aos novos termos. O aplicativo dá a opção para exclusão da conta caso a pessoa não concorde com os novos termos de privacidade.
Como funciona na prática?
De acordo com o texto da nova política de privacidade, o WhatsApp pretende melhorar o sistema de segurança no Facebook e fazer sugestões de amigos, grupos, novas conexões em geral, além de personalizar conteúdos, mostrar “anúncios mais relevantes” e ajudar o usuário a concluir compras e transações.
No ínterim comercial, o compartilhamento de dados também deve facilitar a interação entre Facebook e WhatsApp. Deste modo, é possível utilizar o Facebook Pay, serviço de pagamentos da rede social, para pagar contas realizadas via WhatsApp.
É também possível colocar dentro de uma única plataforma – o Portal – os usuários do Facebook e do WhatsApp.