O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança diante da corrida eleitoral para a presidência da República em 2022. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece na segunda posição sem incomodar o petista. Se a eleição fosse hoje (16/12), Lula teria 48% dos votos no 1º turno. Bolsonaro, 22%.
É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16/12) pela Folha de São Paulo e realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro. A entrada do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro embola consideravelmente os candidatos que querem representar a terceira via.
LEIA TAMBÉM: Lula tem 43% das intenções de voto, Bolsonaro 26% e Moro 9%, diz CNT/MDA
O Datafolha fez dois levantamentos: uma com os atuais nomes que já estavam consolidados e outra abrindo o leque com possíveis novos candidatos. Em ambos os cenários, o ex-presidente Lula teria condições de vencer no primeiro turno. Na primeira rodada, o petista tem 48%, contra 22% de Bolsonaro, 9% de Sergio Moro (Podemos) e 7% de Ciro Gomes (PDT). 8% votam nulo, branco ou ninguém e 2% não sabem responder.
No segundo cenário as mudanças são imperceptíveis com Lula apresentando 47%, Bolsonaro, 21% e Moro e Ciro com as mesmas intenções do primeiro levantamento: com 9% e 7%, respectivamente. A diferença é o surgimento de nomes que tentam emplacar na terceira via: os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%, e sem pontuar o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo). Nulos/brancos/ninguém e não sabem também repetem o primeiro cenário.
Pesquisas apontam tendência para Lula
O Datafolha é mais uma pesquisa que mostra um cenário de liderança do petista. Outros levantamentos mostram a mesma tendência. Pesquisa publicada pela CNT/MDA ainda nesta sexta-feira (15) mostra o ex-presidente Lula liderando com 43% e o atual chefe do executivo brasileiro, Bolsonaro, com 26% da intenção de voto dos eleitores.
NÃO DEIXE DE LER: Lula lidera pesquisa e em um 2º turno, Sergio Moro é o que mais se aproxima do petista
O ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) aparece com 9% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 5% da preferência e João Doria (PSDB), 2%. Os demais candidatos, entre eles Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe D’Avila (Novo) não alcançaram 1%.