A Prefeitura de Piracanjuba, administrada por Lenízia Canêdo (PP) a partir do presente ano, comunicou aos servidores do município que os salários atrasados, deixados pela gestão anterior, serão pagos de forma parcelada.
Em comunicado enviado aos profissionais, a prefeita diz reconhecer e valorizar o trabalho incansável dos servidores, bem como os compromissos e desafios que enfrentam diariamente e frisa que a Prefeitura enfrenta, atualmente, “um momento de enorme desafio financeiro, herdado da gestão anterior”.
De acordo com Lenízia, o valor do atraso na folha dos servidores, deixado no mês de dezembro, é de cerca de R$ 5 milhões. Há também atraso no pagamento de fornecedores, dentre outras obrigações, segundo o informativo da administração municipal.
Para regularizar a situação dos servidores, foi definido o pagamento dos salários atrasados de forma parcelada, com 20% do valor devido quitados todo dia 15 de cada mês. “Essa medida, embora não ideal, é a mais viável neste momento e garantirá a regularização de todos os débitos”, frisa a prefeita, com a ressalva de que a nova gestão está empenhada em superar esse desafio.
“Com serenidade e responsabilidade, cumpriremos com o que é devido a vocês”, pontua o comunicado.
“A Prefeitura de Piracanjuba informa que a folha de pagamento deixada pela gestão anterior, referente ao mês de dezembro, totaliza R$ 5.251.188,71. Porém, não estamos falando apenas de um número, mas da vida de centenas de servidores e seus familiares. Além, claro, dos serviços essenciais prestados pela prefeitura e sua equipe de servidores.
Diante das limitações financeiras e das obrigações mensais, e após um longo estudo, optamos por parcelar esse valor em cinco vezes, com 20% sendo pago mensalmente, ao longo dos próximos 5 meses.
O nosso objetivo principal é garantir o pagamento pontual de todos os valores da folha de pagamento a partir de Janeiro, e sanar o quanto antes o valor de dezembro, ignorado de forma leviana pela gestão anterior.
Desta feita, essa decisão considera manter nossos compromissos rotineiros, como limpeza, infraestrutura, educação, saúde, pagamento a fornecedores e demais despesas da prefeitura.
A arrecadação municipal apresentou queda de 5% em janeiro, em comparação ao ano anterior, devido a uma série de fatores. Diante dessa incerteza, não podemos comprometer recursos não garantidos. Porém, nosso esforço tem sido incessante, e o diálogo com os servidores e a população, além de um planejamento financeiro sério e eficaz, tem sido o norte das nossas decisões.
Da nossa parte, podemos garantir, haverá muito trabalho. Trabalho com competência, bom senso e responsabilidade com a população e os servidores da nossa cidade.
Piracanjuba, 15/01/25″.