A nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançada nesta quarta-feira (9). A meta é oferecer 2 milhões de vagas este ano. Do total, 372 mil serão destinadas para cursos técnicos e 1,627 milhão para cursos de qualificação profissional.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), um dos destaques desta etapa é o fortalecimento do Pronatec Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é promover a jovens e adultos oportunidades de participar do programa, de forma que os conhecimentos sejam valorizados e aproveitados ao longo do curso.
“Temos que dar a oportunidade que esse país não deu para os trabalhadores e trabalhadores que quiserem voltar a estudar. Vamos associar o ensino técnico e a qualificação profissional com a educação de jovens e adultos. Ao mesmo tempo em que ele está se qualificando no Pronatec, ele pode concluir o ensino fundamental, o ensino médio. Nós queremos que eles voltem a estudar regularmente junto com a qualificação profissional”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Além disso, os estudantes poderão optar pelo e-Pronatec, que permite que a pessoa estude de forma online. Desta forma, o aluno estudará por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos utilizados para aprendizagem na internet; na TV Escola e outros canais educativos, que são ofertados, principalmente, por institutos federais e Sistema S.
“Junto com o Senai, estamos criando uma plataforma muito moderna que é o ‘MecFliz’. Vamos ter videoaulas lá, exercícios sempre disponíveis para fazer os cursos. Vai ter simuladores, orientações dos professores, uma sala para os estudantes poderem dialogar entre eles”, reforçou o ministro.
Com informações da Agência Brasil