O presidente do Sistema de Meteorologia do Estado e Hidrologia de Goiás, André Amorim, disse que a noite de Natal será de chuvas em Goiânia.
“Sim, teremos muitas chuvas para hoje até o fim de semana. Véspera de Natal e Natal também. Durante o dia pode ter um sol abrindo, mas no final da tarde pode esperar que terá pancada de chuva”, disse André nesta quinta-feira (24/12), em entrevista à rádio Bandeirantes.
O presidente explicou as causas dessas pancadas de chuvas na região, que se trata de uma passagem de um “corredor” oriundo da região amazônica em direção à região Sudeste e que, portanto, passa por Goiás.
“Teremos áreas de estabilidade atuando em todo o final de semana, que parte da região amazônica, corta o estado de Goiás em direção à região Sudeste. Este corredor que está passando entre nós, combinado com este calor, na atmosfera, ele propicia estas áreas de instabilidade e são estas chuvas que estamos vendo, em formato de pancadas”.
André Amorim alembrou também que diferente de natais anteriores, este Natal de 2020 será diferente, com chuvas.
“A princípio, tudo indica, que as chuvas estarão presentes, diferentes de alguns natais que o tempo ficou mais estável”, pontuou ele.
Ainda de acordo com André, embora o mês de dezembro teve um pouco de chuvas, a quantidade não superou as expectativas dos especialistas.
“Infelizmente nós tivemos a influência do fenômeno “La Ninã”, ele acaba propiciando que haja menos frentes frias vindas do Sul do país. Nós tivemos chuvas em outubro e novembro abaixo da média. Dezembro apesar da chuvarada que estamos vendo, acaba até que enganando um pouco a nossa percepção, mas mesmo assim ainda nem conseguimos atingir a média climatológica para o mês de dezembro”, concluiu André Amorim.