Ainda sem apresentar um perfil definido sob o comando do técnico Tiago Nunes, o Grêmio venceu o Lanús, por 2 a 1, nesta quinta-feira à noite e assumiu a liderança isolada do Grupo H da Copa Sul-Americana com seis pontos em dois jogos. O time argentino, com três pontos, divide a vice-liderança com o La Equidad-COL, que venceu por 2 a 1 o Aragua, na lanterna com nada O jogo foi realizado no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, onde o Grêmio conquistou o título da Copa Libertadores da América em 2017.
Na terceira rodada, o Grêmio vai receber o Aragua, de Venezuela, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Mas agora a ordem é virar a chave porque domingo o Grêmio faz o primeiro jogo semifinal do Gauchão contra o Caxias, a partir das 19 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O jogo de volta vai acontecer dia 9, domingo, em Porto Alegre.
O primeiro tempo foi equilibrado. Em seu segundo jogo no comando do time, Tiago Nunes apresentou um time bem fechado, dando poucos espaços para o adversário. No ataque, centralizou Diego Souza para explorar a velocidade dos outros dois atacantes: Léo Pereira pela direita e Ferreira pela esquerda.
O Grêmio chegava melhor na frente. Já tinha desperdiçado duas chances quando abriu o placar aos 33 minutos. Ferreira recebeu a bola na linha de meio campo e saiu em disparada pelo lado esquerdo. Já dentro da área cruzou para o outro lado, onde Léo Pereira apareceu, na pequena área, para apenas completar para as redes.
Na volta do segundo tempo, o Grêmio quase ampliou aos oito minutos com Diego Souza. Ele dominou de costas, fez o giro e bateu fraco. A bola bateu no pé da trave e saiu aos oito minutos Depois disso, o Lanús impôs um ritmo forte de jogo, empurrando o time gaúcho para seu campo defensivo. A pressão resultou em gol aos 24 minutos.
Após levantamento na área, Ruan rebateu de cabeça, mas a bola ficou nos pés de De La Vega que ligou Orsini. Ele fez o trabalho de pivô e só rolou de lado para o chute de Belmonte que deixou tudo igual.
O técnico Tiago Nunes reagiu, fazendo mudanças em massa no time gremista. Lucas Silva e Maicon no meio-campo; Luiz Fernando e Churín no ataque. O renovado Grêmio passou a força as jogadas pelas laterais e chegou ao gol da vitória aos 40 minutos numa rápida troca de passes pelo lado direito. Lucas Silva e Rafinha tabelaram e o passe saiu para Luiz Fernando, que apenas rolou para o chute seco de Ferreira no canto esquerdo do goleiro. O Lanús, cansado, não teve forças para reagir.
FICHA TÉCNICA
LANÚS 1 X 2 GRÊMIO
LANÚS – Morales; José Goméz (Aguirre), Thaller, Burdisso e Aude (Alexis Pérez); Belmonte, Facundo Pérez (Orsini), Esquivel (Quignón), De La Vega e Bernabéi; Sand. Técnico: Luis Zubaldía.
GRÊMIO – Brenno; Rafinha, Pedro Geromel, Ruan e Bruno Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique (Lucas Silva) e Jean Pyerre (Maicon); Léo Pereira (Luiz Fernando), Diego Souza (Churín) e Ferreira. Técnico: Tiago Nunes.
GOLS – Léo Pereira aos 33 minutos do primeiro tempo. Belmonte aos 24 e Ferreira aos 40 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Piero Maza (CHI).
CARTÕES AMARELOS – Facundo Pérez, Aude e Quignón (Lanús). Thiago Santos, Lucas Silva e Léo Pereira (Grêmio).
LOCAL – Estádio La Fortaleza, em Buenos Aires (ARG).
(Conteúdo Estadão)