O governador Marconi Perillo afirmou neste sábado que as administrações públicas têm de ampliar o tempo todos os canais de diálogo da população e que, especialmente em tempos de crise econômica nacional, como a de agora, é ainda mais necessário estabelecer contato direto com os cidadãos. “Estamos seguindo à risca nossa visão de governo de que temos de ouvir diretamente a população, dar atenção, anotar, avaliar e dar encaminhamento imediato e rápido às demandas do cidadão”, disse Marconi.
Nas agendas administrativas mais recentes pelo interior do Estado, o governador aprofundou ainda mais essa diretriz, repassada também a todos os auxiliares. No contato com a população, ele toma nota pessoalmente dos pedidos e demandas, recebe dezenas de outros por escrito e, ao retornar para o Palácio das Esmeraldas, dá imediatamente início à execução dos pedidos.
“Queremos dialogar com a sociedade goiana de forma direta e franca. Ouvir críticas, colher sugestões e saber quais as principais reivindicações”, afirmou o governador. “Ao se aproximar da população, o governo de Goiás quer estar em sintonia com o povo para continuar trabalhando firme em prol do desenvolvimento do Estado”, disse Marconi ao instituir outra ferramente de interlocução com os cidadãos, as perguntas enviadas pela internet, via e-mail, e respondidas pessoalmente por ele em vídeo.
Pioneiro nas redes sociais e internet, o governador Marconi Perillo lançou na semana passada essa novidade na gestão, para aumentar sua interação a população. Agora, o governador vai responder perguntas em vídeo enviadas para o e-mail goias.governo@gmail.com.
Nas atividades administrativas pelo interior, Marconi toma nota pessoalmente dos pedidos e demandas, recebe dezenas de outros por escrito e, ao retornar para o Palácio das Esmeraldas, dá imediatamente início à execução dos pedidos. Após listar as demandas dos cidadãos, vereadores, prefeitos e líderes comunitários e encaminhá-los para os auxiliares responsáveis por sua execução, o governador passa para o acompanhamento direto dos atendimentos.
A ordem do governador no Palácio das Esmeraldas e para os auxiliares é que não se deixe nenhuma demanda da população sem resposta. Marconi determinou à sua equipe de auxiliares que defina uma agenda periódica ao redor do Estado e que seja criativa no estabelecimento de novos canais de comunicação. Surgiu assim a decisão de responder às perguntas, dúvidas, sugestões e críticas dos internautas.
O governador se reúne e telefona e se reúne periodicamente com os secretários para se inteirar da execução, aciona aqueles responsáveis pela alocação dos recursos necessários e atua para destravar a burocracia e fazer as ações ganharem celeridade. Marconi colhe e organiza as demandas a partir das audiências no Palácio das Esmeraldas e principalmente nas agendas de trabalho no interior.
Em pouco mais de um ano e três meses do quarto mandato, Marconi já esteve em dezenas de municípios, onde sempre ouve as demandas da população, anuncia na hora a tomada de providências para novas ações administrativas e se reúne com autoridades locais para ouvir e registrar novas demandas. Nos encontros, o governador é sempre realista: presta contas dos ajustes que vem fazendo para amenizar o impacto da crise econômica que afeta o caixa do Estado e enumera as etapas para que cada demanda seja atendida. “Estamos trabalhando e realizando muito apesar dessa crise atual, a maior desde 1929”, costuma lembrar.