O boletim parcial de pré-candidaturas do Programa Voto Com Orgulho, divulgado nesta sexta-feira (28), aponta 299 candidaturas prévias de pessoas LGBTI+ às eleições municipais 2024. No boletim anterior este número era 273.

Do total de 333 pré-candidaturas registradas, 34 pessoas se declararam aliadas à causa LGBTI+. No último boletim esse número correspondia a 31.

Publicidade

Quanto à orientação sexual dos pré-candidatos, foram identificados 147 gays, 41 bissexuais, 39 lésbicas, 19 pansexuais, três assexuais. Entre os que se declararam sexuais, foram 84 pessoas, sendo 41 mulheres trans, 29 pessoas cis aliadas, três homens trans e três pessoas não binárias.

Publicidade

Já em relação à identidade de gênero, 148 dos pré-cadastrados são mulheres, número que representa 44,4%, entre as quais, 72 são mulheres cis e 76, mulheres trans e travestis. Homens cis totalizam 158 pré-candidatos. Há ainda nove homens trans como pré-candidatos e 18 pessoas não binárias. Das mulheres trans, cinco se declaram pessoas intersexo. Entre as pessoas não binárias, duas também se declararam intersexo.

Publicidade

O Programa Voto Com Orgulho é coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (Rio de Janeiro) e o Grupo Dignidade (Curitiba), e conta com apoio institucional do Sinergia Instituto de Diversidade Sexual de Minas Gerais, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, União Nacional LGBT, Rede Trans, Sleeping Giants Brasil, Associação de Famílias Homotransafetivas e Global Equality Caucus.

Nesta sexta-feira (28), a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e a VoteLGBT, organização da sociedade civil que busca aumentar a representatividade LGBT na política, lançaram oficialmente o site 2024.votelgbt.org com o primeiro mapeamento de pré-candidaturas LGBT para as eleições municipais, em todos os estados do país. A ação faz parte da campanha Cidades+LGBT, que pretende ampliar a visibilidade e o suporte para candidaturas LGBT+ nas eleições deste ano. 

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Publicidade