A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) disponibiliza, neste sábado (28), 42 pontos de atendimento no segundo Dia D de mobilização das Campanhas de Vacinação contra Influenza e Sarampo. Durante a ação, os moradores da capital também poderão se vacinar contra a Covid-19, para atualização do esquema vacinal.
A estratégia contempla o público infantil e adulto, idosos com 60 anos ou mais que precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose), e trabalhadores da saúde. Do total de postos, 40 são unidades de saúde, com o horário de funcionamento das 08h às 17h, e duas unidades móveis da van da VacinAção, estacionadas em locais estratégicos da capital, das 08h às 16h.
O Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, aplica vacinas em públicos específicos contra Influenza, Sarampo e Covid-19. Em relação às unidades móveis, uma van atende na Praça Vila Rica, localizada na Rua Presidente Kenedy, no Distrito Vila Rica.
A segunda van fica na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, na Avenida Mangalô, no Projeto Viver Cidades, da TV Anhanguera. O público-alvo das vans da VacinAção abrange pessoas com idade acima de 12 anos e, por isso, as vacinas disponíveis são apenas contra Covid-19 e Influenza.
Quem pode se vacinar e documentação necessária:
Influenza
Idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.
Trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG. Os idosos, um documento pessoal com foto. As crianças, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento, e os imunossuprimidos precisam apresentar qualquer comprovante, como receita e relatório médico.
Sarampo
Trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). Os primeiros precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento.
Covid-19
Pessoas com idade acima de 05 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. Sobre a documentação, as pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço.
As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Distrito Norte – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Oeste – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Campinas/Centro – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Leste – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Noroeste – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Sudoeste – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Distrito Sul – para Covid-19, Influenza, Sarampo e Rotina
Para Covid-19 e Influenza – pessoas com idade acima de 12 anos
Leia também: