Em nota, os investidores do Nexus Shopping e Business divulgaram que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) foi feito pela Construtora Milão, há mais de 2 anos. Segundo a nota, o estudo seguiu metodologia científica e tem correção técnica. Além disso, estaria em acordo com a legislação e com as exigências da Prefeitura de Goiânia.
A nota, inclusive, ironiza quanto aos questionamentos de moradores de que não foram ouvidos, pois alega que é natural que muitos tenham se mudado do lugar e para o lugar.
LEIA A NOTA:
Construtora Milão diz que EIV do Nexus está em conformidade legal
A Construtora Milão contesta veementemente acusações sobre possível fraude na elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para o empreendimento Nexus Shopping & Business, realizado sob sua responsabilidade, conforme contrato de prestação de serviço firmado com a Construtora Consciente.
O questionário foi elaborado por uma equipe multidisciplinar composta de sociólogo, administrador de empresas, economista, estatístico, engenheiro civil e engenheiro de meio ambiente. Em atendimento a exigências metodológicas, as perguntas foram formuladas para extrair a real opinião dos entrevistados, sem qualquer tipo de indução, e dentro das regras ditadas pela legislação vigente à época e pela Prefeitura de Goiânia.
Antes de entregar o EIV à prefeitura, a empresa, seguindo padrões de qualidade, verificou “in loco” amostra das entrevistas, sem encontrar nenhuma discrepância nos dados fornecidos e informações das pessoas entrevistadas no estudo. Após a entrega, os próprios técnicos da Prefeitura de Goiânia repetiram o procedimento e checaram “in loco”, seis meses após a entrega do EIV, parte das entrevistas por amostragem. Nada de irregular ou de suspeito foi relatado à nossa empresa pela administração municipal, que liberou o uso do solo para o empreendimento em maio de 2014.
O estudo foi entregue à prefeitura em julho de 2013. A Construtora Milão estranha o fato de que, depois de mais de dois anos após a elaboração do EIV, este estudo seja contestado, e entende que a alegação da veracidade das informações contidas no Estudo é totalmente extemporânea.
Quanto a alegação de que alguns entrevistados não se recordam da pesquisa, é perfeitamente natural que após dois anos, parte das empresas e moradores entrevistados tenham mudado de endereço; que parte dos funcionários tenham sido substituídos ou demitidos; e que alguns dos entrevistados também tenham dificuldade de lembrar detalhes da pesquisa.
Sobre a dúvida levantada de que os questionários teriam sido preenchidos com a mesma letra, esclarece que este fato não constitui nenhuma irregularidade ou ilegalidade. A própria gerência de Pesquisas e Estatísticas Socieconômicas da Prefeitura de Goiânia – Semdus, informou ser permitido ao entrevistador preencher os campos do formulário de pesquisa. É preciso esclarecer também que não há exigência legal para a identificação por assinatura ou por nome em extenso dos entrevistados nas pesquisas.
Insistimos, novamente, que não há nenhuma irregularidade ou inconformidade no EIV realizado para o empreendimento “Nexus Shopping & Business”. O referido estudo foi aprovado após ter sido checado tanto por técnicos da Milão e quanto por técnicos da Prefeitura de Goiânia, dentro dos prazos e exigências legais recomendados.
Embora a Milão repudie a tentativa de lhe imputar suspeitas infundadas, reitera que se encontra à disposição das autoridades municipais para novos esclarecimentos e informações sobre a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
A Construtora Milão já realizou cerca de 25 EIVs para empreendimentos comerciais e residenciais, escolas e shopping center em Goiás, entre outros empreendimentos, com rigor metodológico e científico, sem nunca ter sofrido qualquer contestação aos resultados dos seus trabalhos, o que nos tornou referência no mercado goiano no período em que atuamos neste segmento.
Magna Barbosa, integrante da equipe multidisciplinar da Construtora Milão, que realizou o EIV para o Nexus Shopping & Business