Erik realizou doze partidas com a camisa do Palmeiras e não marcou nenhum gol. Mesmo assim o atacante revelado nas categorias de base do Goiás e negociado com o time paulista no final de 2015 desperta interessa do futebol europeu.
A imprensa italiana especula a vontade do Chievo de ter o jogador que está com 21 anos. Porto e Benfica que tem tradição na contratação de jovens jogadores brasileiros, também estariam na disputa pelo futebol de Erik de 21 anos e que no momento não está entre as prioridades do técnico Cuca que comanda o Palmeiras.
O mercado chinês é outra opção para o jogador que tem os direitos econômicos avaliados em 5 milhões de euros. O ex-técnico da seleção italiana, Marcello Lippi, e que foi diretor do Guangzhou Evergrande, já tinha colocado o atacante entre possíveis reforços para o clube, mas o negócio acabou não se concretizando.
Caso Erik seja negociado em definitivo, o Goiás recebe 40% do valor da transação, uma vez que tem direito a essa parte nos direitos do atleta.